MASSAPÊ: Propostas de governo do candidato a prefeito Chico Carvalho

MASSAPÊ: Propostas de governo do candidato a prefeito Chico Carvalho

Chico Carvalho candidato a prefeito | Otávio Veloso
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Portal Noticiei.com iniciou uma série onde vai divulgar as principais propostas dos candidatos a prefeito de Jaicós e região. Todos terão espaços semelhantes e assim terão a oportunidade de apresentar as diretrizes do seu plano de governo.

Após divulgar as propostas dos candidatos de Jaicós, prosseguimos com Massapê do Piauí e em seguida os candidatos de Patos do Piauí.

Francisco Epifânio Carvalho Reis é Ex-secretário de Educação e vereador em seu primeiro mandato, o Chico Carvalho (PP) como é popularmente conhecido, tem 37 anos e disputa o cargo pela primeira vez ao lado da advogada Luiza Cecília de Carvalho (PT), como vice. Seu grupo reúne quatro partidos ? PP, PT, DEM e PSDB ? que formam a Coligação ?Unidos Pela Vontade do Povo?.

Conheça as propostas do candidato do PSB, Chico Carvalho.

Plano de ações do Prefeito Chico Carvalho para uma nova Massapê em 2013

Ações na Saúde

1. Caravana da Saúde: Formada por uma equipe de profissionais da saúde; Médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem a Caravana da Saúde levará as comunidades serviços básicos de Saúde, como consultas, exames de diabetes, tratamento dentário etc.

2. 02 Ambulâncias: Adquirir duas novas ambulâncias para atendimento e deslocamento de pacientes da sede e do interior para tratamentos ou em situação de emergência.

3. Medicamento Grátis: Ampliar o estoque da farmácia básica oferecendo medicamentos da atenção básica, controle de hipertensão e outros.

4. Reformar e equipar os postos de Saúde (PSFs) do interior

5. Prevenção de doenças: Melhor prevenir do que remediar, Realizar campanhas de prevenção de doenças através da secretaria da Saúde do município.

6. Novos Postos de Saúde: Implantar novos PSFs no interior do município com o objetivo de atingir uma cobertura de 100 % das localidades com acesso ao atendimento básico de saúde e os programas de saúde da família.

7. Agentes de Saúde: Capacitar periodicamente e equipar os agentes comunitários de saúde para melhorar o desempenho e aumentar os resultados na prevenção de doenças.

8. Exames Laboratoriais: realizar parceria com laboratórios das cidades vizinhas para realização de exames laboratoriais.

9. Casa de Apoio em Teresina (hospedagem): Casa de hospedagem em Teresina, para receber e acomodar pacientes em tratamento.

10. Banheiros na Zona Rural: Construir banheiros tipo sanitários nas casas da zona rural que ainda não dispõem dessa estrutura, oferecendo com isso mais higiene e maior prevenção a doenças e endemias.

11. Construção e implantação da Academia da Saúde (academia de ginástica) com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólo com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.

Ações para melhorar o abastecimento d´água em Massapê

1. Água encanada na sede: Construção da adutora Águas do Massapê, trazendo água doce da barragem de Caraíbas ou outras para as torneiras do povo da sede do município.

2. Poços Artesianos: Perfuração de poços artesianos no interior do município priorizando as comunidades que mais enfrentam dificuldades no abastecimento de água.

3. Cisternas: Construir cisternas de placas em 100% das casas do interior do município, para captar e armazenar água diminuindo o sofrimento nos períodos de estiagem.

4. Limpeza de Açudes: Limpar os açudes aterrados do município para melhor aproveitamento das águas das chuvas e aumento da reserva de água da população.

5. Construção de Novas Barragens no interior priorizando as comunidades mais secas;

6. Construção de barreiros nas diversas localidades do município para armazenamento de água para consumo animal e facilitar a vida dos criadores;

7. Abertura de Cacimbas: Abrir cacimbas com Retro escavadeira nos leitos dos rios oferecendo maior oferta de água para consumo animal e facilitar a vida dos criadores.

8. Convivência com a Seca: Implantar equipe de preparação para convivência melhor com a seca, enviando profissionais ao vale do Jequitinhonha em Minas Gerais para aprenderem técnicas de cultivo com pouca água.

Ações na Secretaria de Obras e Infraestrutura

1. Caçamba: Aquisição de 2 caçambas para manutenção de estradas e apoio a comunidade de baixa renda no transporte de materiais;

2. Caminhão: Aquisição de 1 caminhão para o transporte de materiais;

3. Retroescavadeira: Aquisição de uma Retroescavadeira para limpeza de Açudes e construção de barreiros.

4. Patrol (Moto niveladora): Aquisição de uma máquina tipo Patrol para manutenção e conservação das estradas do município;

5. Iluminação Pública: Instalar luminárias nos postes da sede do município oferecendo mais claridade e segurança a população alem de melhor visibilidade para nossa cidade;

6. Saneamento Básico: Investir pesado na construção do sistema de esgoto da sede do município evitando o derrame de esgoto a céu aberto e a prevenção de doenças, com isso melhorar a qualidade de vida das pessoas.

7. Calçamento de toda a zona urbana da cidade;

8. Calçamento dos povoados do município;

9. Construção de um Pórtico: O portal de boas vindas da nossa cidade será construído na saída da cidade. Esse portal dará uma identidade própria ao nosso município fazendo com que todos que nos visitarem levem uma boa imagem na lembrança.

10. Construção do Aterro Sanitário: Esse aterro dará um destino definitivo ao lixo produzido pela população recolhido na limpeza pública.

11. Praça do Padroeiro: Construção da praça Isabel Coutinho ao lado da igreja matriz com área de lazer e parquinho para as crianças.

12. Construção de ginásio poliesportivo da sede do município;

13. Construção de quadras de esportes nos povoados.

14. Construção de casas populares na zona rural do município;

15. Construção de casas populares na zona urbana do município;

16. Melhoria habitacional (reforma de casas do município).

Ações para melhorar a educação em Massapê

1. Implantação da primeira escola de tempo integral no município;

2. Ampliação e reforma das escolas do município;

3. Construção de escolas conforme necessidade;

4. Erradicar o multisseriado no município;

5. Ampliação do número de ônibus para transporte escolar;

6. Implantar cursos de informática nas escolas da sede e nos povoados;

7. Acessibilidade ?Adequar os espaços físicos escolares às pessoas com deficiência ou mobilidades reduzidas

8. Implantar sistema informatizado de dados da Secretaria Municipal de Educação;

9. Criação do Cursinho Pré ? Vestibular Municipal (Para preparação de alunos carentes, que desejam ingressar na universidade);

10. Estabelecer parcerias com SEBRAE e SEST SENAT para realização de cursos profissionalizantes para os jovens do município;

11. Garantir fardamento para todos os alunos da rede municipal de ensino;

12. Implantar o programa de Treinee para estudantes que se destacam nas escolas da rede municipal oferecendo estágio remunerado na Prefeitura por um período de 01 ano;

13. Ampliação e implantação de bibliotecas nas escolas.

Esporte e Lazer

1. Implantar o Projeto Feliz Cidade, em parques e praças, promovendo oficinas e aulas das diferentes manifestações culturais e esportivas, áreas para atividades corporais ao ar livre e formação da comunidade, além de quadras e campos esportivos;

2. Fortalecer as práticas esportivas na rede de escolas municipais, começando pela iniciação esportiva, passando pela disseminação do esporte em larga escala e em diferentes modalidades, até a descoberta de talentos para o esporte competitivo;

3. Assegurar o investimento no esporte de alto rendimento, potencializando parcerias com a iniciativa privada;

4. Valorizar as demais dimensões do esporte: amador (por meio das respectivas ligas, clubes e demais organizações), recreativo, paraolímpico e não-olímpico.

5. Valorizar o futebol de campo como espaço de convivência coletiva e democratizar o uso dos campos destinados à sua prática;

6. Implantar um fórum permanente entre a administração municipal, os clubes e a Liga de Futebol;

7. Desenvolver o Programa Escola Aberta para promover a abertura das escolas públicas nos fins de semana, realizando atividades como torneios esportivos, capoeira, dança de salão, oficinas culturais, videoteca e palestras de interesse da comunidade;

8. Assegurar a formação dos agentes sociais e dos servidores do Esporte e do Lazer, em parceria com os projetos sociais;

9. Implantar o Projeto de Bem com a Vida para promover orientação e prática de atividades físicas no âmbito da UBS, como caminhadas, recuperação de cardíacos, acompanhamento de hipertensos, entre outros.

Segurança Alimentar e Nutricional

1. Implantar cozinha comunitária em Massapê do Piauí, em parceria com o governo federal;

2. Viabilizar a implantação de merenda diferenciada, no sentido de atender as necessidades nutricionais das crianças matriculadas nas escolas municipais das regiões mais carentes da cidade;

3. Ampliar o acesso da população de baixa renda a alimentos de qualidade.

4. Criar o Programa de Hortas Comunitárias, com assistência técnica para as comunidades.

5. Estimular a constituição de associações de pequenos agricultores com fins produtivos e oferecer apoio técnico e logístico aos investimentos.

6. Ampliar e aprimorar o funcionamento de equipamentos públicos como mercado municipal e feiras-livres.

7. Estimular a criação de hortas nos espaços públicos com o objetivo de realizar atividades educativas para os alunos da rede municipal.

8. Criar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e realizar a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

9. Promover cursos de capacitação no processamento de alimentos.

Inclusão Social

1. Criar um programa municipal que garanta a integração dos programas de transferência de renda federal, estadual e municipal para ampliar o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade.

2. Estabelecer estratégias para a implantação do Sistema Único da Assistência Social.

3. Planejar as ações de assistência social, tendo como centro a família e a comunidade.

4. Atendimento prioritário das ações da Assistência Social aos beneficiários dos programas de transferência de renda, visando à emancipação das famílias.

5. Adequar a rede de Centros de Referência da Assistência Social (Cras) para atender a demanda do município nas regiões de maior vulnerabilidade.

6. Efetivar os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).

7. Aumentar a oferta de programas complementares, como microcrédito, capacitação profissional, alfabetização de adultos, cooperativismo e ações de educação, cultura, esporte e lazer para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Texto e foto: Otávio Veloso

Noticiei.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES