O vereador Elder José Morais (DEM) apresentou ao plenário da Câmara Municipal um requerimento solicitando ao governador Wellington Dias, Secretário de Governo Merlong Solano e a Prefeita Luiza Cecília a recuperação da Barragem da Palma, Zona Rural do município de Massapê do Piauí. A solicitação foi aprovada por unanimidade pelo plenário, será encaminhado ao Governador e a Prefeita em exercício Luiza Cecília.

O parlamentar informou no Requerimento que a reforma deve ser feita desviando o curso do riacho “tamanduazinho”, riacho vindo da localidade Tabuleiro, para o leito da barragem, aproveitando a desagua do Riacho para dentro da Barragem para acumulo e aproveitamento da estrutura da barragem, e também seja feito uma possível reforma de adequação do sangradouro.

A barragem da Palma, construída nos anos 70, iniciada pelo Batalhão de Engenharia e Construção e finalizada pelo DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra a Seca facilitou a vida dos agropecuaristas daquela região por todos esses anos, assim como tem sido fonte de renda a muitos pescadores. Elder Morais lamentou que com a baixa precipitação pluviométrica dos últimos anos e o grande consume de água, a barragem secou, causando dificuldades e prejuízos irreparáveis. Por isso, o nosso pedido é de urgência urgentíssima, pois o nosso povo humilde e trabalhador está sofrendo mais ainda com a falta do reservatório de água.

O vereador falou que é viável e possível, pois o saudoso Hildo Diniz, engenheiro da CODEVASF, visitou a localidade, antes de a barragem secar e disse que era possível e necessário, aproveitando a água desperdiçada que é de boa qualidade e aumentando a capacidade da mesma, observou, ainda, que a obra é de pequeno custo, finaliza.

Barragem de Palma