Palestra com fonoaudióloga encerra semana pedagógica e orienta professores sobre cuidados com a voz

Palestra com fonoaudióloga encerra semana pedagógica e orienta professores sobre cuidados com a voz

Fonaudiológa orienta professores os cuidados com a voz | Roberto Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os professores municipais que trabalham na rede municipal de Ensino de Massapê do Piauí participaram, na última sexta-feira, de uma palestra sobre a saúde e higiene vocal do professor, proferida pela fonoaudióloga Dra. Cristianne Coêlho Ramos, a palestra fez parte do calendário da semana pedagógica da secretaria municipal de educação do município.

A palestra aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Massapê do Piauí com o público alvo os professores da rede pública, promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Nasf - Núcleo de Apoio a Saúde da Família.

A palestra teve o principal objetivo fornecer informações sobre o funcionamento da voz e os cuidados que os profissionais da educação devem ter para evitar riscos à saúde, a palestrante apresentou imagens ilustrativas sobre a rotina diária do professor com o uso da voz e os pecados cometidos contra a voz, dentre eles a ingestão de bebidas alcoólicas, uso de cigarro e excesso de cafeína.

Palestra como essa pode ajudar principalmente os professores a planejar as próximas ações no sentido de melhorar a saúde e higiene vocal dos docentes da rede municipal. ?A palestra de hoje visa despertar a importância do cuidado com o seu maior instrumento de trabalho, que é a voz?, explicou Dra. Cristianne.

A fonoaudióloga ressaltou que, dos profissionais que trabalham com a voz, os recordistas de atendimentos em consultório são os professores, a maioria chega ao consultório com doenças na laringe. As dicas apresentadas aqui, se seguidas, contribuirão para diminuir a incidência dessas doenças, melhorando consideravelmente o desempenho em sala de aula.

Para Supervisora de Ensino professora Josefa Costa (Zefinha), a capacitação sobre cuidados com a voz é importante porque melhoram as condições de trabalho dos professores municipais, a Secretaria de Educação investe no aperfeiçoamento dos profissionais da rede municipal, o que significa investir em formação continuada e em ações de promoção da saúde.

Geralmente apresentamos problemas como rouquidão e cansaço vocal, o contato com fonoaudiólogos nos permite saber como devemos proceder para diminuir esses sintomas. Aprendi que devo evitar água muito gelada e alimentos muito quentes, principalmente os que contêm cafeína; que preciso beber muito líquido durante o dia e que devo me educar para não alterar a voz. ?Com esses cuidados, o nosso trabalho em sala de aula fluirá melhor, e os grandes beneficiados serão os nossos alunos que, vendo como usamos bem a nossa voz, aprenderão também a usar a deles adequadamente?, declarou a professora Zefinha, supervisora de ensino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES