Criança de 8 anos após aprender a ler o gosto foi lanto pela leitura que montou uma minibiblioteca em casa

Criança de 8 anos após aprender a ler o gosto foi lanto pela leitura que montou uma minibiblioteca em casa

Criança de 8 anos após aprender a ler o gosto foi lanto pela leitura que montou uma minibiblioteca em casa | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma história emocionante e até comovente da pequena Ana Caroline de apenas 8 anos de idade, filha de Josefa Maria e Avelino Filho. A família mora na comunidade Lagoa do Mato, 17 Km de Milton Brandão.

Aninha como gosta de ser chamada, faz o 2º Ano no colégio da comunidade, com mais quatorze crianças em uma sala multisseriado.

Conforme relato da professora Francisca Eulália, conhecida como Nete, quando chegou para lecionar na comunidade viu que o desafio era grande, a começar pela distância de 13 km a ser percorrido diariamente de São Gonçalo até a Lagoa do Mato, em uma estrada vicinal.

Eulália enfatizou a nossa reportagem que “é professora por amor e vocação e sempre colocou o seu salário em segundo plano”. “Ao iniciar o período das atividades escolares há três anos na comunidade, percebeu que a Ana Caroline, era muito tímida, ao ponto de interferir no seu aprendizado da leitura, onde às vezes ao iniciar o processo de leitura com os alunos Aninha começava a chorar”. “Eu perguntava se ela estava sentindo alguma coisa, dor ou mal está e ela me falava que era porque não sabia ler”. “Eu passava a conversar com a Aninha e pedia que tivesse calma que ela iria aprender”. “Foi aí que eu passei a me dedicar mais com o objetivo superar essa dificuldade que ela tinha de aprender a ler”. “Em um determinado dia, foi no instalar de dedos, que ela aprendeu a ler e depois daí nunca mais deixou de ler, tudo que ela ver seja revista, livro, jornal quer ler”. Esse sonho realizado de aprender a ler, ela colocou na sua cabeça que tinha que montar uma biblioteca, o que se tornou realidade após alguns dias, onde conseguiu uma mesinha, alguns livros e revistas de doações, no seu próprio quarto onde divide com outro irmão dela montou sua minibiblioteca onde ela mesma deu o nome de “Biblioteca da Aninha”.

Hoje a Aninha é destaque na sala de aula pela sua comunicabilidade, extroversão, comportamento, notas boas e pela maneira que ela ter os textos bem interpretados que eu como professora fico observando a forma bonita de como ela ler.

“O mais interessante é que ela tem contribuído com os outros coleguinhas dela a se dedicarem mais nas aulas, até mesmo nas leituras, o que isso para mim não tem preço”. “Hoje sou uma professora feliz porque os tenho como se fossem mesmos filhos”. “Quando chega aos finais de semana, eu já sinto a falta deles”.

“Eu aproveito para agradecer todo apoio que nós temos recebido aqui da Prefeitura de Milton Brandão, na pessoa da Prefeita Mara Resende, do Evangelista Resende, pessoas que merecem o nosso carinho, respeito e admiração pelo apoio que sempre tivemos na educação e isso é muito importante”. “Como também agradecer a toda Secretaria de Educação na pessoa da dona Conceição e as Coordenadoras Toniza Gonçalves e Vilaní Rodrigues, que sempre estão nos visitando procurando ajudar, apoiar, incentivar e isso faz a diferença”.

“De forma especial, agradecer a sua vinda até aqui, Edinardo Pinto, para conhecer essa história belíssima da Aninha”. “São pessoas como você que faz o Brasil crescer pela divulgação da história da Aninha e de muitas outras”.

Após a nossa visita no colégio, onde ela Aninha estuda, em companhia da professora Francisca Eulália e a Coordenadora Toniza Gonçalves fomos fazer uma visita e conhecer a sua minibiblioteca em sua casa, precisamente em seu quarto, por sinal, bem organizada.

Texto e imagem: blogdoedinardo.com.br



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES