Caminhada da Purificação do Corpo e da Alma, na Trilha da Fé e da Esperança de Monsenhor Gil a Santa Cruz dos Milagres reunirá cerca de 200 romeiros

Caminhada da Purificação do Corpo e da Alma, na Trilha da Fé e da Esperança de Monsenhor Gil a Santa Cruz dos Milagres reunirá cerca de 200 romeiros

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Diretoria da Associação dos Peregrinos de Monsenhor Gil (Apamgil), informa que deu-se início aos trabalhos de organização para realizar mais uma edição da tradicional Caminhada da Purificação do Corpo e da Alma, na Trilha da Fé e da Esperança. Segundo os membros organizadores, encabeçadas pelos devotos de Santa Cruz, entre eles, o prefeito José Noronha, Francinaldo Morais, Marcelo Bonfim, Cecilia Araújo e o Elpídio, a marcha, como é de costume, sairá por volta das duas horas da manhã, do dia 24 de julho próximo, de frente a Igreja Matriz do Menino Deus. Na ocasião, todos os peregrinos receberão as bênçãos do padre Fábio, antes da partida.

De acordo com a história, desde a propagação dos milagres da Santa Cruz, que os fiéis do município de Monsenhor Gil, começaram a se reunir esporadicamente ainda em meados de 1940, para visitação daquele santuário de devoção. Alguns com a finalidade única de agradecerem as graças alcançadas, outros para fazer pedidos e orações a divina Santa Cruz.

Pensando nisso e, acima de tudo, com o intuito de conservar e intensificar a tradição do povo de sua região, o peregrino José Noronha, em 1997 juntamente com um grupo de amigos que todos os anos se submetem a esse sacrifício, idealizaram esta grande romaria de forma organizada, regulamentada e com todos os aparatos de segurança, que hoje reúne mais de 200 (duzentas) pessoas, que sempre na segunda quinzena do mês de julho, realizam um árduo percurso em torno de 206 quilômetros a pé, de Monsenhor Gil a Santa Cruz dos Milagres ? e vice-versa.

Após a primeira experiência que se iniciou com aproximadamente 22 romeiros, os anos subseqüentes houve uma crescente demanda de fiéis atraídos em participar da aventura religiosa. Por conta disso, visando também um apoio logístico e cultural, a equipe organizadora do evento, viu-se obrigada a criar uma entidade formalizada, denominada Associação dos Peregrinos Amigos de Monsenhor Gil ? Apamgil, a qual foi legalizada a partir do ano de 2005, sendo presidida por Francinaldo Morais.

Durante a caminhada, a maior parte do trajeto é feito na madrugada sob a luz da lua cheia ou minguante até às 09h00min do dia. O merecido descanso é no turno da tarde até a meia noite. Entre os caminhantes, dezenas de animais carregam os mantimentos e utensílios num percurso que dura nove dias de ida e volta. A legião de peregrinos saí cortando estradas, trilhas e rios, os quais, em fila indiana, enfrentam o sertão com poeira e sol causticante durante o dia, e muito frio durante a noite. Porém, tudo é emoção nesta grande travessia da fé, em contato direto com a natureza.

Apesar dos obstáculos que ocorrem no transcurso da marcha, quando vez por outra um animal se dispersa da tropa e entra de mata adentro, ou quando algum retardatário é socorrido por conta do cansaço, os ânimos, no entanto, são revitalizados através das orações no momento das refeições em locais previamente escolhidos pelos os organizadores para acampar. Além disso, o brilho da lua cheia, as brincadeiras, o banho nos riachos Berlenga, Sambito e São Nicolau, servem como bálsamo para rejuvenescer o corpo e ao mesmo tempo fortalecer a alma, até chegar o momento de retomarem a trilha na madrugada seguinte. A chegada dos peregrinos que vão a pé acontece numa quarta-feira pela manhã. Quando eles chegam ao seu destino final, outra legião de romeiros que vão de automóveis, motos ou ônibus já os aguardam em frente da Igreja do santuário religioso, e os mesmos são recebidos numa calorosa saudação de fé, bênçãos e orações.

De acordo com o presidente da Apamgil, Francinaldo Morais, todos os detalhes da caminhada são registrados através de fotos e filmagens para posterior exibição em eventos públicos, como forma de sensibilizar as pessoas da importância fundamental da religiosidade na vida do ser humano, e ao mesmo tempo resgatar os hábitos e costumes dos nossos antepassados. Disse ainda que, atualmente, esta caminhada faz parte do calendário de eventos da cidade e, além de fazer parte do roteiro turístico-religioso do estado, é destaque nacional por conta da ampla divulgação através dos meios de comunicação, inclusive a internet. Prova disso, segundo ele, é que a produção do SBT Repórter demonstrou interesse em fazer este ano uma cobertura completa do evento. O produtor do programa televisivo, Henrique Picarelli, já coletou inúmeras informações a respeito do evento religioso, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES