Chegou o grande dia. Vitória da ciência, de quem acreditou na vida. Iniciada Vacinação em Monsenhor Gil

Chegou o grande dia. Vitória da ciência, de quem acreditou na vida. Iniciada Vacinação em Monsenhor Gil

Chegou o grande dia. Vitória da ciência, de quem acreditou na vida. Iniciada Vacinação em Monsenhor Gil |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante quase um ano, Monsenhor Gil a exemplo de quase todo planeta terra tem vivido o enredo de um filme de ficção, como "Contágio" de autoria de Steven Soderbergh, onde uma personagem americana é infectada por um vírus misterioso e logo na China, pais onde exatamente surgiu o novo Coronavirus. Hoje as primeiras pessoas foram vacinadas em Monsenhor Gil e se tem um herói nesta história da vida real em Monsenhor Gil, é o povo e aqueles que lutam no dia a dia para salvar vidas, os nossos profissionais da saúde. Sim, porque neste filme de combate ao Covid-19, infelizmente ainda não temos um The End, mas o início de mais um capítulo que pode chegar a um final feliz com a chegada desta vacina em Monsenhor Gil. Mas temos que destacar a grande e importância liderança do prefeito João Luiz, que desde o início, quando o Estado do Piauí foi oficialmente notificado pelas autoridades em saúde pública da chegada do vírus, que o prefeito recomendou sua equipe que executasse todas as medidas determinadas pela OMS Organização Mundial de Saúde, para barrar a disseminação do mortal vírus no município. As medidas aos poucos foram sendo executadas em meio uma população assustada e sem compreender muito bem o que de fato estava acontecendo. Mesmo assim no dia 14 de maio de 2020, o prefeito João Luiz anunciava em um vídeo veiculado mas redes sociais, os 06 primeiros casos de Covid-19, de uma vez só, atingindo membros de uma mesma família.

As medidas que já estavam em curso sobre sanitização de logradouros públicos, recomendações para higienização pessoal, uso de máscaras faciais e uma maior adequação da rede de saúde pública para enfrentamento da Pandemia, foram icrementadas por orientação do prefeito João Luiz e desenvolvida por sua equipe, com todo o destaque aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Monsenhor Gil.

Mas não teve jeito os casos de contaminação foram crescendo e as primeiras mortes surgindo, foram decretados pelo governo do Estado do Piauí e seguido pelo prefeito João Luiz, com recomendações do ministério público, os primeiros lokdow, atitude externa que visa o confinamento da população e os priva de sua liberdade de ir vir! O Município parou, comércio de vendas não essenciais fechou, as escolas fecharam, as feiras livres, as igrejas, áreas de lazer, deixando toda população atônita. Por outro lado o prefeito continuou gerindo o município em meio a crise sanitária mundial, terminando também sendo contaminado e inciando imediatamente seu tratamento no hospital local, fazendo uso da medicação e seguindo as orientações do Dr Rafael Vieira, médico da coordenação local de combate ao Covid-19. Uma das recomendações foi o isolamento social até terminar o período da quarentena.

Mesmo em tratamento o prefeito continuou a frente das ações de combate a Pandemia, liberando recursos e orientando sua equipe, em especial os bravos trabalhadores da saúde, para não deixar de dar assistência humanizada a população em momento de flagelo. Por outro lado foram momentos difíceis na tentativa de convencer a população e visitantes das duras medidas, mas imprevisíveis para barrar a disseminação e nortes. Em certos momentos até a força policial foi necessária neste trabalho de conscientização, que juntos com profissionais da saúde percorreram os quatros cantos do município levando a mensagem do distanciamento social, uso da máscara e higienização das mãos, fatores comprovadamente que evitam a contaminação pelo novo Coronavirus. 

RETROSPECTIVA

Auxílio da polícia Militar. Acima funcionários usando EPIs para enfrentamento do vírus

Apelo dos profissionais de saúde pedindo a população para ficar em casa

Mas enfim, o grande dia chegou, quarta feira, dia 20 de janeiro de 2021 

Ao lado do prefeito João Luiz, do Secretário Municipal de Saúde Herbert Cesar, a técnica em enfermagem Maria da Conceição Bonfim, que atua na sala de vacina do Hospital de Pequeno Porte Helvídio Nunes de Barros, há 23 anos, foi a PRIMEIRA monsenhorgilense a ser Vacinada contid-19. Das 55 doses recebidas pelo município na tarde de ontem (19), 04 foram aplicadas na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Monsenhor Gil, com as presenças do prefeito João Luiz do vice Evandro Abreu alguns servidores da saúde. As outras três pessoas que receberam a primeira dose do imunizante Coronavac, foram; Márcia Eloisa Coordenadora do Programa de Atenção Básica da prefeitura de Monsenhor Gil, que a 11 anos no município. Aí veio kellyane Moura de Araújo de 27 anos, enfermeira especialista em urgência e emergência, atualmente na gerência de enfermagem do hospital de Monsenhor Gil. E por fim, foi a vez da técnica em enfermagem Eliete Cássia Gomes, de 33 e 7 deles trabalhando também no hospital do município, atualmente na linha de frente ao combate ao Covid-19.

 Maria da Conceição Bonfim, tem 49 anos de idade e disse que ficou surpresa e emocionada por ter sido escolhida para receber a primeira dose da vacina. Logo ela que tem levado metade de sua vida vacinando pessoas, ajudando a controlar epidemias, doenças que afetam o povo de Monsenhor Gil.

Depois de vacinar as quatros primeiras pessoas contra a Covid-19 em Monsenhor Gil, na sede da Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta feira, 20 de janeiro de 2021, foi a vez dos demais funcionários da saúde receber as demais 51 doses. A cada pessoa Vacinada as cenas falam de muitas coisas, passa um filme da luta a favor da vida nas nossas cabeças, mas os maiores sentimentos são de alegria, esperanças, alívio e as expectativas de um início do fim desta Pandemia!

Mais um momento de forte emoção para aqueles que estavam hoje na sala de vacina do Hospital de Monsenhor Gil, s vacinação do médico Rafael Vieira, que vivenciando o desenrolar desta Pandemia, coordenando os trabalhos no município.

Lhano Noronha, fisioterapeuta, diretor do hospital, também recebe a primeira dose da vacina Coronavac



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES