Combate a Dengue também preocupa autoridades de saúde em Monsenhor Gil

Combate a Dengue também preocupa autoridades de saúde em Monsenhor Gil

Combate a Dengue também preocupa autoridades de saúde em Monsenhor Gil |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo em meio aos esforços concentrados de combate a uma possível proliferação de contaminação pelo Corona Vírus, as autoridades em saúde pública não esquecem de alertar sobre outro vilão que também afeta a vida das pessoas, o terrível mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Devido o isolamento social para evitar o covid-19, as ações por parte do poder municipal ficam restritas, reduzida suas ações, cabendo o alerta de agentes de saúde para que a própria população aproveite este tempo a mais dentro de casa e faça uma limpeza dentro e fora de seus imóveis, evitando os focos do mosquito, como; acúmulo de lixo e qualquer vasilha ou recipiente com água parada. A prefeitura Municipal de Monsenhor Gil irá colocar carro de som nas ruas da zona urbana e rural, alertando a população para redobrar cuidados, uma vez que já existe no Município, alguns casos de pessoas infectadas pelo terrível mosquito da dengue, conforme relatos de populares e dos profissionais de saúde do município.

Transmissão da dengue

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.

Não há transmissão da mulher grávida para o feto, mas a infecção por dengue pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro, além da gestante estar mais exposta para desenvolver o quadro grave da doença, que pode levar à morte. Por isso, é importante combater o mosquito da dengue, fazendo limpeza adequada e não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, pneus ou outros recipientes que possam servir de reprodução do mosquito Aedes Aegypti.

Em populações vulneráveis, como crianças e idosos com mais de 65 anos, o vírus da dengue pode interagir com doenças pré-existentes e levar ao quadro grave ou gerar maiores complicações nas condições clínicas de saúde da pessoa.

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

Tratamento

Não existe tratamento específico para a dengue. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico.

A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas. Estão entre as formas de tratamento:

  • fazer repouso;
  • ingerir bastante líquido (água);
  • não tomar medicamentos por conta própria;
  • a hidratação pode ser por via oral (ingestação de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo);
  • o tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso. 

(Internet).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES