Educação: Especializar, empreender, novas tecnologias e novos métodos na missão de repassar conhecimentos

Educação: Especializar, empreender, novas tecnologias e novos métodos na missão de repassar conhecimentos

Educação: Especializar, empreender, novas tecnologias e novos métodos na missão de repassar conhecimentos |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quarta-feira (6), foi realizada a solenidade que marcou o início da formação continuada dos educadores da rede estadual e municipal do Piauí. A iniciativa visa a implantação do novo currículo que adota as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil,  Seccional Piauí, e contou com a participação de dirigentes municipais de Educação, coordenador regional e municipal ProBNCC e articuladores. As formações visam aprofundar os conhecimentos do novo currículo Piauí e revisar os projetos pedagógicos das escolas, tanto das redes municipais quanto da rede estadual de ensino.

Mais uma vez o prefeito João Luiz disponibilizou mecanismos que possibilitaram à Secretaria Municipal de Educação, Norma Suely Abreu, à conduzir grupo de educadores presença na Formação da Implementação da BNCC e do Novo Currículo Piauiense do Estado do Piauí, por meio do Programa ProBNCC.

Segundo Norma, o prefeito João Luiz tem prestado constante apoio e zelo para elevação da qualidade do ensino do município, proporcionando aos educandos e educadores melhores condições para um resultado positivo em mais um fechamento de um ano letivo, por exemplo. A pactuação entre estados e municípios para o processo de implementação foi assinada pelo secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, e pela secretária municipal da Educação de Marcolândia, Armandina Vieira de Araújo que representou a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A equipe da Secretaria Municipal de Educação representada pelas professoras Norma Suely, Maria de Jesus e Almerinda Abreu vem participando da formação da implementação da BNCC e do Novo Currículo Piauiense do Estado do Piauí, por meio do Programa ProBNCC. Foram dois dias de formação, (06 e 07), momento importante e histórico na educação do País e a rede de ensino de Monsenhor Gil, aonde o município fará parte desse processo, construindo seu currículo à luz da BNCC, através da formação continuada dos professores.

Um dos grandes desafios da educação é a apropriação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas. É preciso investir tempo, recursos, formação, troca de ideias, conhecimentos e leitura, para que a BNCC possa ser inserida, de fato, no dia a dia escolar. A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos alunos na Educação Básica. Nestes quesitos, Norma Suely comenta que o prefeito João Luiz não tem medido esforços para apoiar ações de sua atuante equipe e estes brilhantemente, repassam para toda à rede municipal de ensino, para que chegue lá ponta, no alunado de Monsenhor Gil. 

Novos conceitos 

ProBNCC – O MEC também priorizou o andamento para a implementação do Novo Ensino Médio. Um passo importante foi o lançamento do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), que ocorreu em 4 de abril. A iniciativa vai auxiliar estados, municípios e o Distrito Federal na elaboração de seus currículos alinhados à BNCC.

O programa está organizado em duas frentes: uma para educação infantil e o ensino fundamental, que em 2019 correspondem à formação dos profissionais de educação e a revisão dos projetos pedagógicos, e outra para o ensino médio, que prevê a revisão e a elaboração dos currículos. Além disso, o Ministério publicou no Diário Oficial da União(DOU), em 5 de abril, a portaria Nº 1.432, que estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos, que são o conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas escolas e redes de ensino. A iniciativa possibilita ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para prosseguir os estudos ou, se o aluno preferir, ingressar no mercado de trabalho, além das aprendizagens comuns e obrigatórias, conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio.

Prefeito João Luiz com Manelzinho, figura folclórica de Monsenhor Gil, comentou; "Não temos medido esforços para investir no futuro das pessoas, escolhendo o caminho da educação de crianças e jovens, mesmo diante as dificuldades constantes que nos são impostas ", finaliza o prefeito 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES