Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Educação: Especializar, empreender, novas tecnologias e novos métodos na missão de repassar conhecimentos

Educação: Especializar, empreender, novas tecnologias e novos métodos na missão de repassar conhecimentos
Educação: Especializar, empreender, novas tecnologias e novos métodos na missão de repassar conhecimentos |
Compartilhe
Google Whatsapp

Na última quarta-feira (6), foi realizada a solenidade que marcou o início da formação continuada dos educadores da rede estadual e municipal do Piauí. A iniciativa visa a implantação do novo currículo que adota as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil,  Seccional Piauí, e contou com a participação de dirigentes municipais de Educação, coordenador regional e municipal ProBNCC e articuladores. As formações visam aprofundar os conhecimentos do novo currículo Piauí e revisar os projetos pedagógicos das escolas, tanto das redes municipais quanto da rede estadual de ensino.

Mais uma vez o prefeito João Luiz disponibilizou mecanismos que possibilitaram à Secretaria Municipal de Educação, Norma Suely Abreu, à conduzir grupo de educadores presença na Formação da Implementação da BNCC e do Novo Currículo Piauiense do Estado do Piauí, por meio do Programa ProBNCC.

Segundo Norma, o prefeito João Luiz tem prestado constante apoio e zelo para elevação da qualidade do ensino do município, proporcionando aos educandos e educadores melhores condições para um resultado positivo em mais um fechamento de um ano letivo, por exemplo. A pactuação entre estados e municípios para o processo de implementação foi assinada pelo secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, e pela secretária municipal da Educação de Marcolândia, Armandina Vieira de Araújo que representou a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A equipe da Secretaria Municipal de Educação representada pelas professoras Norma Suely, Maria de Jesus e Almerinda Abreu vem participando da formação da implementação da BNCC e do Novo Currículo Piauiense do Estado do Piauí, por meio do Programa ProBNCC. Foram dois dias de formação, (06 e 07), momento importante e histórico na educação do País e a rede de ensino de Monsenhor Gil, aonde o município fará parte desse processo, construindo seu currículo à luz da BNCC, através da formação continuada dos professores.

Um dos grandes desafios da educação é a apropriação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas. É preciso investir tempo, recursos, formação, troca de ideias, conhecimentos e leitura, para que a BNCC possa ser inserida, de fato, no dia a dia escolar. A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos alunos na Educação Básica. Nestes quesitos, Norma Suely comenta que o prefeito João Luiz não tem medido esforços para apoiar ações de sua atuante equipe e estes brilhantemente, repassam para toda à rede municipal de ensino, para que chegue lá ponta, no alunado de Monsenhor Gil. 

Novos conceitos 

ProBNCC – O MEC também priorizou o andamento para a implementação do Novo Ensino Médio. Um passo importante foi o lançamento do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), que ocorreu em 4 de abril. A iniciativa vai auxiliar estados, municípios e o Distrito Federal na elaboração de seus currículos alinhados à BNCC.

O programa está organizado em duas frentes: uma para educação infantil e o ensino fundamental, que em 2019 correspondem à formação dos profissionais de educação e a revisão dos projetos pedagógicos, e outra para o ensino médio, que prevê a revisão e a elaboração dos currículos. Além disso, o Ministério publicou no Diário Oficial da União(DOU), em 5 de abril, a portaria Nº 1.432, que estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos, que são o conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas escolas e redes de ensino. A iniciativa possibilita ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para prosseguir os estudos ou, se o aluno preferir, ingressar no mercado de trabalho, além das aprendizagens comuns e obrigatórias, conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio.

Prefeito João Luiz com Manelzinho, figura folclórica de Monsenhor Gil, comentou; "Não temos medido esforços para investir no futuro das pessoas, escolhendo o caminho da educação de crianças e jovens, mesmo diante as dificuldades constantes que nos são impostas ", finaliza o prefeito 



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto