Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Em busca de melhorias para desenvolver o Turismo piauiense

Em busca de melhorias para desenvolver o Turismo piauiense
Em busca de melhorias para desenvolver o Turismo piauiense |
Compartilhe
Google Whatsapp


30 municípios piauienses estão inseridos no novo Mapa do Turismo do Brasil 2019-2021. A nova relação divulgada divide os municípios por polos e categorias, os 30 municípios piauienses estão dividos em 6 Polos, sendo eles: Polo das Origens, Polo das Nascentes, Polo Histórico Cultural, Polo Costa do Delta, Polo Costa Teresina, Polo Aventura e Mistério.

Com apoio do prefeito João Luiz, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Miro Silva, esteve neste segunda feira (16), no município histórico de Valença do Piauí, participando de um encontro dos municípios que compõem o Polo Histórico Cultural, num total de 8 dos 30 que fazem parte do novo mapa.

Sobre o mapa 

O novo mapa divulgado no Diário Oficial da União (DOU), num total de 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país, foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Jean Lucas Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Pimenteiras Piauí, grande entusiasta das novas diretrizes que visam impulsionar o Turismo piauiense, integrante do Polo Histórico Cultural. 

Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. Ou seja, uma empresa do trade turístico dos municípios precisavam se cadastrar para poder o Ministério do Turismo brasileiro fazer à expedição do certificado, além de outros itens a serem cumpridos. 

encontro desta manhã de segunda feira em Valença, contou com a presença da representante da Secretaria de Turismo do Estado do Piauí, senhora Alberita Nunes, no centro da foto acima, com Joseleide Nogueira Gonçalves Soares, Chefe do Departamento de Cultura e Turismo de Inhuma Piauí, casada com um monsenhorgilense,  Paulo Soares que é filho do saudoso Simão, e Miro Silva de Monsenhor Gil


Miro Silva de Monsenhor Gil, Josilania Lopes Martins Secretária de Cultura e Turismo de Valença Piauí  E Alberita Nunes , coordenadora de capacitação e produção Ass. ao Turismo com Claudia, também da Secretaria de Turismo do Estado do Piauí 

O prefeito de Francinopolis  Piauí, Paulo César, participou do encontro e disse que sua equipe está empenhada em participar de todos os programas que visem à desenvolver seu município. Ele festeja à inclusão do município no mapa do Turismo brasileiro e agora busca o Selo Verde. 

A vice prefeita de Pimenteiras, Lúcia Lacerda, afirmou à total confiança do município do excelente trabalho desenvolvido pelo Secretário de Cultura e Turismo Gean Lucas e citou várias características da inteligência do Secretário que atuou como mediador do encontro que contou com algumas deliberações, a exemplo; criação de um conselho deliberativo envolvendo os municípios que compõem o Polo Histórico Cultural. 

Uma vez em Valença do Piauí, participando do encontro de gestores públicos sobre Turismo, no histórico prédio da Câmara Municipal, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Monsenhor Gil, Miro Silva, foi recebido no gabinete do vereador de Valença Leilivan Martins, que ao discursar disse que se encontra totalmente disponível para colaborar com o tema em debate. 

O próximo encontro deste grupo ficou agendado para o dia 11 de novembro, no mesmo local. 

Polo Teresina e outros convidados

Por outro lado, um grupo de outros Secretários pensando em ampliar mais às discussões para os 30 municípios , marcaram para o dia 21 de setembro em Amarante Piauí, um novo encontro. 

Para o dia 21 em Amarante, já confirmada a presença do vereador Venâncio Cardoso, atual Secretario Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina (SEMDEC). Ele também é o responsável da Instância de Governança Regional do Turismo da Região da RIDE- Rede de Desenvolvimento integrado da Região Grande Teresina (Polo Teresina).


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto