Encontro de Amarante com participação de Monsenhor Gil e outros municípios

Encontro de Amarante com participação de Monsenhor Gil e outros municípios

Encontro de Amarante com participação de Monsenhor Gil e outros municípios |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Amarante sediou na manhã deste sábado (21) na Câmara de Vereadores o I Encontro de Secretários de Cultura e Turismo de municípios da região do Médio Parnaíba que estão no Mapa do Turismo Nacional.

Ao todo, sete secretários estiveram no evento, que também foi considerado uma roda de conversa para troca de experiências entre os participantes.

Com apoio do prefeito João Luiz o secretário de Cultura e Turismo de Monsenhor Gil, Miro Silva, esteve participando do encontro e pontuou que,  considera que os municípios vivem um novo momento de expectativas. “Depois da inclusão os municípios (no Mapa do Turismo Nacional) passa a existir uma expectativa de poder alavancar o turismo sustentável da nossa região. Esse encontro é um chamamento para uma unidade, pois acreditamos que podemos conquistar muita coisa através dessa união.”. Miro Silva estava acompanhado por Alberto Dias e Lima Neto de Monsenhor Gil e que também apostam neste despertar do município na busca do desenvolvimento de suas potencialidades turísticas.

O encontro de secretários, segundo o chefe de Gabinete de Amarante – Josineide Amorim, é importante porque a Cultura e o Turismo são ainda pouco explorados na região e no Piauí. “Um encontro como este, evita que o secretário esteja sozinho, pois a união entre eles, leva à troca de experiências. Essa discussão é importante porque cada um mostra o seu potencial turístico e ainda permite que se conheça os outros municípios.”O secretário de Educação de Amarante, Ironilson Lima, também esteve no encontro. Ele reforçou a importância da roda de conversa sobre as potencialidades turísticas locais. “Amarante não fica de fora desse cenário de municípios com grande potencial turístico. A gente recebe nos finais de semana diversos ônibus lotados que procuram nossa cidade. Esse debate, sem dúvida, é finalizado deixando todos os participantes fortalecidos acerca da força turística que cada município possui.”

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Valença, Josilane Lopes Martins, considera que os municípios que estão no mapa do turismo estão de parabéns. “Valença, a exemplo dos demais municípios, conseguiiu cumprir as regras determinadas pelo Ministério.

Nessas reuniões, a gente procura discutir a elaboração de projetos em busca de recursos para os municípios.”O evento, realizado a partir das 9h – na Câmara de Vereadores, foi conduzido pelo cerimonialista Oliveira Marrom. O secretário de Cultura e Turismo de Amarante, Ronaldo Brandão, deu as boas vindas aos secretários abrindo o encontro.“Participar do mapa do turismo é uma conquista grande para esses 30 municípios do Piauí. Hoje, estamos reunidos para debater alguns temas como financiamentos e captação de recursos, como também potencializar nosso turismo. É também uma forma de confraternizar e conhecer os demais colegas dos outros municípios”, disse ele.

Amarante, segundo Ronaldo Brandão, reuniu no evento, sete secretários. Estiveram na roda de conversa secretários de Amarante, Monsenhor Gil, Valença, Teresina, Oeiras, Santa Cruz dos Milagres e José de Freitas.O Secretario municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) de Teresina, Venâncio Cardoso, esteve no encontro, que foi considerado pelos participantes uma confraternização e também um momento de troca de experiências.Venâncio Cardoso falou das suas experiências na pasta em Teresina e dos pontos fortes do turismo da capital. “Eu apenas agradeço a todos pela oportunidade, pois fiquei feliz em estar em Amarante hoje. Esse bate-papo é importante. A força de Teresina vem dos serviços e dos negócios.

Os principais pontos fortes da capital são Saúde, Educação, Tecnologia e Moda. E, Teresina, por não ter área de lazer, nossos turismo é voltado a essas áreas. Consequentemente, tudo o que envolve movimento econômico agrega o turismo, pois o turista é aquele que se desloca, se alimenta e dorme, movimentando a economia do lugar.”Participaram também da roda de conversa empresários de Amarante, a exemplo do proprietário do Lira Eco Parque – Haroldo Lira, a guia turística Joselene Ferreira, a representante do Conselho Municipal de Turismo de Amarante – Nildes Pereira, a cuidadora do Museu do Divino – Teresinha Leal, a vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo – Sônia Setúbal e o representante do Quilombo Mimbó, Rodrigo Miranda.

Depois das discussões e à convite do Secretário de Cultura e Turismo de Amarante, Ronaldo Brandão os debatedores fizeram um city tour pela histórica Amarante, em pontos como o Mirante onde o poeta Da Costa e Silva se inspirava olhando para a paisagem adorrnada pelos morros e águas dos rios Parnaíba e Canindé, para compor seus versos e poemas.

Resumo do encontro:

Ficou acertado uma nova nova reunião com Secretário Venâncio coordenador do Polo Teresina e com a nova Secretaria de Turismo do Estado do Piauí, senhora Carina, já que por motivos não divulgados nenhum membro da secretaria não esteve presente ao encontro. Foram convidados. Também ficou combinado uma audiência com reitor da Universidade Estdual do Piauí, Nouga Cardoso Batista, para buscar uma parceria com a Uespi, visando um estudo sobre às potencialidades do Turismo dos Municípios participantes do encontro ou de outros que mostrem interesse nesta conquista. Também ficou aberto um canal de apoio da Semdec Teresina para auxiliar e orientar os municípios sobre editais, participação em programas que visem financiar e impulsionar o Turismo. 

Várias pessoas que possuem mídias digitais voltadas para o Turismo, também marcaram presença a exemplo; Marcelle Siqueira e outros da região. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES