Encontro Regional formação de Conselheiros FUNDEB em Monsenhor Gil

Encontro Regional formação de Conselheiros FUNDEB em Monsenhor Gil , realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Monsenhor Gil através da Secretaria Municipal de Educação, sediou o Encontro regional para formação de Conselheiros do FUNDEB. Estiveram presentes nesse dia, os Secretários de Educação e CACs FUNDEB de Agricolândia, Passagem Franca e Monsenhor Gil.

"É uma honra para nós da Secretaria Municipal de Educação de Monsenhor Gil receber nossos queridos parceiros e fiscais do FUNDEB", afirma a Secretária Municipal de Educação de Monsenhor Gil, professora Norma Suely Abreu.

Agradecemos em especial a Professora Lilica DME de Coivaras, Coordenadora Estadual da UNCME e Formadora nesse evento, por essa importante contribuição ao nosso município, comentou Norma Suely Abreu. Também é bom destacar o apoio do prefeito João Luiz, sempre muito solícito com as temáticas da educação municipal.

Secretária Municipal de Educação de Monsenhor Gil, professora Norma Suely Abreu

Entender FUNDEB!

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007. 

É um importante compromisso da União com a educação básica, na medida em que aumenta em dez vezes o volume anual dos recursos federais. Além disso, materializa a visão sistêmica da educação, pois financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos.

A estratégia é distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões — a complementação do dinheiro aplicado pela União é direcionada às regiões nas quais o investimento por aluno seja inferior ao valor mínimo fixado para cada ano. Ou seja, o Fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação.

A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do programa são feitos em escalas federal, estadual e municipal por conselhos criados especificamente para esse fim. O Ministério da Educação promove a capacitação dos integrantes dos conselhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES