Expor Monsenhor Gil realiza atividades dentro da programação da Semana Cultural 2019

Expor Monsenhor Gil realiza atividades dentro da programação da Semana Cultural 2019

Expor Monsenhor Gil realiza atividades dentro da programação da Semana Cultural 2019 |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeitura de Monsenhor Gil, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Monsenhor Gil, promovendo dentro da programação da 19a Semana Cultural, a Expor Monsenhor com palestras e cursos que visam melhorar a vida dos produtores da agricultura familiar, fortalecendo o Agro Negócio local. 

São exposições de animais da linha caprinocultura, de produtos beneficiados de frutas e legumes, a exemplo da cajuína e demais derivados do caju. São peças do artesanatos local e convidados de outros polo de produção a exemplo de Teresina.  Uma das expositoras é dona Maria Cardoso que confeciona redes em sua casa localizada logo na entrada do município. 

São várias atividades que acontecem simultâneas aos shows de artistas renomados e conhecidos nacionalmente e produções locais também. Logo na chegada ao local das apresentações artísticas às pessoas encontram uma casa de forno e todos os apetrechos da produção de uma farinhada. 

Mas o prefeito João Luiz sabendo da vocação dos monsenhorgilenses pela produção de pescado em cativeiro, inclusive o município conta com uma Associação dos Psicultores, trouxe na quinta feira  (18), curso de Filetagem de tambaqui, realizado no Centro de Treinamento da Agricultura Familiar, sob o comando do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Valdemir Pessoa e da subsecretária da mesma pasta, Cecília Oliveira. 

As aulas práticas sobre Filetagem de pescados foi ministrada pelo instrutor de processamento e beneficiamento do pescado do Sebrae Piauí, engenheiro agrônomo, Guilherme  Henrique  Sampaio  Evangélista.

Mas às atividades prosseguiram hoje  (19), com uma plenária com assinatura do Programa Entre Rios, tratando de temas que visam impulsionar o Agro negócio do município. Evento que ocorreu no auditório do Centro da Agricultura Familiar, bairro Cachoeira. Estes eventos contam com assinatura da AMPAGIL em parceria com a prefeitura Municipal de Monsenhor Gil e apoios; governo do Estado do Piauí, Secult, Siec, Secretaria do Agro Negócio é Empreendedorismo do Piauí, SEBRAE Piauí, Pax União, deputado estadual Georgiano Neto, Fetag Piauí, entre outros. 

Também foram elaborados vários pratos usando o pescado como fonte de alimentação. Os pratos serão degustados hoje à noite na barraca da Agricultura Familiar em Monsenhor Gil. O prefeito João Luiz  (foto), convida para passar pela barraca da Agricultura para saborear iguarias elaboradas com peixe. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES