Ianca Virgília, de Monsenhor Gil, é premiada no 15º FestDança de THE como a melhor bailarina clássica

Ianca Virgília, de Monsenhor Gil, é premiada no 15º FestDança de THE como a melhor bailarina clássica

Participantes do 15º festDança de THE, outubro de 2011 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ianca Virgília Passos Feitosa foi premiada no 15º festival de dança de Teresina como a melhor bailarina clássica e ainda selecionada para o YAGP 2012/2013, que leva os bailarinos para Nova York. nesse festival foram inscritos quase mil bailarinos.

Durante cinco dias, de 19 a 23 de outubro de 2011, Teresina da Dança só pensou, conversou, riu, aplaudiu, exercitou e fez as boas vezes de passes de dança, naturalmente, para as horas da cidade e seus corpos expressivos.

Nas noites de concorrência do público, por lugar, na platéia do Theatro 4 de Setembro, e de competição dos bailarinos e coreógrafos para estarem entre os melhores, o evento é que ganhou em exercícios práticos, e Teresina, em manifestação de franco processo à maturidade a quem persegue as falas do corpo.

Pelo tablado e sobre o linóleo daquela Casa de espetáculos muito de virtuose e energia concentrada para apresentar o melhor de cada concorrência dançante. Dos resultados à apreciação pública, destaques consideráveis aos criadores-coreógrafos e seus bailarinos.

Os coreógrafos Graciane Sousa, Beth Bátalli, Roberto Freitas, José Nascimento, Samuel Alves, Adriano Abreu, Kleo di Santis, Cinthia Layana, Datan Izaká, Socorro Bernabé, Helly Jr. Márcio Gomes, Ane Carvalho, Faustino Jr. Luzia Amélia, Carlos Sabóia e Sidh Ribeiro, foram profissionais da cidade que aqueceram o palco do 4 de Setembro.

A novidade é o que Brasil é também sertão. Entre os concorrentes ilustres, uns vindos do Ceará (Centro de Dança Mônica Luiza), Maranhão (Ballet Olinda Saul), Ceará ? Acopiara (Cia de Dança Estilo de Rua), o bom e velho agreste dançou sua força trazida de cidades como Castelo do Piauí, Monsenhor Gil, Buriti dos Montes, Simplício Mendes (cidades piauienses), Acopiara (município cearense) e Timon, no Maranhão.

Para os melhores dessa maratona do XV FestDança de Teresina, versão 2011, realizado pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, muitas surpresas e novidades quebraram os resultados dos vencedores de sempre. Todos foram contemplados e, para quem acompanhou os três dias de competição, o resultado final foi de justiça técnica, estética, artística e de democracia cultural

O Melhor Conjunto Infantil ficou com o Nuclinho de Dança NAI Dirceu, com a coreografia ?O que é, o que é??, coreógrafa Beth Bátalli. O prêmio Destaque Infantil Feminino foi para Anne Julieth, do Balé Jovem do Piauí. O prêmio de Melhor Conjunto Juvenil apontou para o Grupo Juventude e Cidadania, de Castelo do Piauí.

O Maranhão levou o prêmio de Melhor Bailarino Juvenil. O premiado, Henrique de Oliveira, do Ballet Olinda Saul. O Melhor Duo ou Trio foi para a S/A Cia de Dança, com a coreografia ?O que te faz dançar?. O Ballet Mônica Luiza, de Fortaleza ? Ceará, foi contemplado com o Melhor Conjunto Clássico. A coreografia, ?A Grande Valsa?.

Com a coreografia ?Pedaços?, a Só Homens Cia. de Dança abocanhou o prêmio Melhor Conjunto Contemporâneo. O Melhor Conjunto Dança de Rua foi para a Cia de Dança Estilo de Rua, de Acopiara, no Ceará. A Melhor Bailarina Juvenil foi Natalie Quaresma, do Cordão Grupo de Dança. O escolhido como Melhor Bailarino Clássico, Alyson Trindade, que veio do Maranhão, através do Ballet Olinda Saul.

A Cia. Piauiense de Dança e sua bailarina, Yanca Feitosa, ficaram com o prêmio de Melhor Bailarina Clássica. Samuel Alves, da S/A Cia. de Dança, levou a estatueta de Melhor Bailarino Não-Clássico. E, como Melhor Bailarina Não-Clássica, Eline Márcia, da MontMartre Cia. de Dança.

Para o prêmio Melhor Conjunto de Danças Populares, o troféu foi abraçado pelo Balé Popular do Piauí, coordenado pelos coreógrafos Socorro Bernabé e Frank Lauro. A Comissão Julgadora do XV FESTDANÇA ainda concedeu Prêmio Especial do Júri Técnico à Cia. Piauiense de Dança, com a coreografia ?Liberatus?.

Depois de mais uma etapa fechada para bailarinos e coreógrafos, ainda foi anunciada, na noite do dia 23 de outubro, a lista dos selecionados para o YAGP 2012/2013 ? Brasil. Os Felizardos piauienses, Miguel Eugênio, Hyago Castro, Carolina Cristina, Natalie Quaresma, Yanka Feitosa, Maria dos Remédios e Anne Julieth. De São Luis, Maranhão, foi selecionado Alysson Trindade e de Fortaleza, no Ceará, Henrique de Oliveira.

Fonte: Fundação Monsenhor Chaves

Secr. Laurenice França



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES