mais

Nova etapa de vacinação contra a Covid-19 com a Pfizer em Monsenhor Gil

Inicia amanhã nova etapa da vacinação contra a Covid-19, com doses da Pfizer em Monsenhor Gil, atendendo novos grupos prioritários

Nova etapa de vacinação contra a Covid-19 com a Pfizer em Monsenhor Gil
|

Nova etapa de vacinação contra a Covid-19 com a Pfizer em Monsenhor Gil - Imagem 1

A prefeitura municipal de Monsenhor Gil, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou nesta segunda feira (21) que dará início nesta terça feira (22) a vacinação contra a Covid-19 com doses da vacina Americana Pfizer, feita em parceria com o laboratório alemã BioNTech. Até agora o município vinha vacinando com duas vacinas; a Coronavac e Astrazenica. A Secretaria também elaborou uma nova tabela com prioridades para receber as vacinas, iniciando nesta terça feira com as componentes do Conselho Tutelar, trabalhadores da Secretaria de Assistência Social (Cras e Creas) e servidores da limpeza.

Nova etapa de vacinação contra a Covid-19 com a Pfizer em Monsenhor Gil - Imagem 2

Como é feita a vacina...

Esse medicamento utiliza apenas uma parte sintética do material genético do vírus SARS-CoV-2, e não o vírus em si. Por isso, ela não provoca a doença Covid-19 em quem a recebe.

A ideia é que a parte usada, um RNA mensageiro (mRNA), dê instruções ao organismo para a produção de proteínas (antígenos) encontradas na superfície do vírus. Agora, o sistema imunológico passa a produzir anticorpos e células de defesa.

Com isso, caso a pessoa tenha contato com a doença, o organismo tem a capacidade de combater o vírus sem adoecer.

São duas doses, com um intervalo de maior ou igual a 21 dias. Preferencialmente, mais próximo de 3 semanas. Após a segunda aplicação, é importante aguardar pelo menos 7 dias para estar protegido.

Segundo a enfermeira chefe do PSF, Márcia Eloisa, essa é o início de uma nova etapa da vacinação contra a Covid-19 em Monsenhor Gil, desta vez atendendo várias categorias, de acordo a chegada dos imunizantes no município, enviados via governo federal e distribuídos pelo governo Estadual aos municípios. Aínda segundo Márcia, tanto o prefeito João Luiz como o Secretário Herbert Cesar, acompanham a evolução das vacinas, os casos de transmissão, curados e das mortes também. "Eles sempre nos pedem para reforçar junto a população para que procurem as vacinas ao chegar sua vez, que continuem com as medidas de distanciamento social e higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70", nos disse Márcia. 

Segundo o boletim epidemiológico divulgado diariamente pela prefeitura municipal de Monsenhor Gil, este é o atual quadro nesta segunda feira, incluindo o Vacinometro!

Nova etapa de vacinação contra a Covid-19 com a Pfizer em Monsenhor Gil - Imagem 3

Nova etapa de vacinação contra a Covid-19 com a Pfizer em Monsenhor Gil - Imagem 4

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail