Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Jornada Pedagógica de Monsenhor Gil, explorando a prata da casa - parte 2

Jornada Pedagógica de Monsenhor Gil, explorando a prata da casa - parte 2
Jornada Pedagógica de Monsenhor Gil, explorando a prata da casa - parte 2 |
Compartilhe
Google Whatsapp
Siga-nos

Alguns governos mudam as  nomenclatura de determinados órgãos públicos tentando adequa-los a uma série de fatores que fazem parte do estilo de administrar de cada um. Assim aconteceu quando foi retirado a cultura do Ministério da Educação. Mas como? Se ambos são almas gêmeas, irmãs siamês! Como pensar numa sem a outra, se ambas se complementam e traz a luz este resultado de aprendizado, respeito as tradições e possibilitam ao ser humano um entendimento de suas origens e potencialidades.

Neste segundo dia da Jornada Pedagógica de Monsenhor Gil, das escolas municipais, os participantes deram show nas oficinas e mesas de discussões sobre a educação que fazemos e a educação que teremos de fazer a cada mudança que a sociedade avança e evolui, com novas tecnologias, os modos de um povo em constantes transformações em vários aspectos, mas respeitando sua cultura de um ontem e de um hoje. Nesta terça feira (4), os trabalhos contaram com a presença do prefeito João Luiz e demais outros convidados. O prefeito João Luiz e o contador Igor Barros fizeram uma explanação sobre as finanças do município, diretrizes do Fundeb e de como o município se preparou para conceder o reajuste do piso da categoria de 12:84% de aumento nos salários.

Segundo a Secretária de Educação, professora Norma Suely Abreu, hoje foi um dia atípico, com os trabalhos sendo conduzidos por professores da própria rede municipal, prata da casa, tratando das dificuldades, desafios e conquistas no dia a dia da missão de ensinar e preparar para vida.

Mas os trabalhos continuaram na parte da tarde com apresentações culturais, da cultura popular e produzida em Monsenhor Gil por pessoas, senhoras como Maria da Cruz Abreu, que por muitos anos integrou o Balande Baião e o senhor Zacarias, figura bastante conhecida pelas ruas e feiras de Monsenhor Gil, homenageado nesta terça feira, por sua contribuição para a o engrandecimento desta cultura de raiz. Norma Suely nos disse que estas atividades marcam o início de um projeto a ser inserido nas discussões em sala de aula, trazendo para estes alunos uma compreensão maior das nossas manifestações culturais produzidas por alguns vovós, vovôs e até bisavós de alguns destes alunos.

Além de homenagear e exaltar aqueles que fizeram o Balande Baião ser conhecido nacional e até internacional, também foi reconhecido e até apresentado outra forte manifestação de nosso povo, o Reisado, recentemente festejado em seu dia, 6/1, em várias cidades no Piauí. 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Siga-nos

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar