Jornada Pedagógica de Monsenhor Gil, explorando a prata da casa - parte 2

Jornada Pedagógica de Monsenhor Gil, explorando a prata da casa - parte 2

Jornada Pedagógica de Monsenhor Gil, explorando a prata da casa - parte 2 |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alguns governos mudam as  nomenclatura de determinados órgãos públicos tentando adequa-los a uma série de fatores que fazem parte do estilo de administrar de cada um. Assim aconteceu quando foi retirado a cultura do Ministério da Educação. Mas como? Se ambos são almas gêmeas, irmãs siamês! Como pensar numa sem a outra, se ambas se complementam e traz a luz este resultado de aprendizado, respeito as tradições e possibilitam ao ser humano um entendimento de suas origens e potencialidades.

Neste segundo dia da Jornada Pedagógica de Monsenhor Gil, das escolas municipais, os participantes deram show nas oficinas e mesas de discussões sobre a educação que fazemos e a educação que teremos de fazer a cada mudança que a sociedade avança e evolui, com novas tecnologias, os modos de um povo em constantes transformações em vários aspectos, mas respeitando sua cultura de um ontem e de um hoje. Nesta terça feira (4), os trabalhos contaram com a presença do prefeito João Luiz e demais outros convidados. O prefeito João Luiz e o contador Igor Barros fizeram uma explanação sobre as finanças do município, diretrizes do Fundeb e de como o município se preparou para conceder o reajuste do piso da categoria de 12:84% de aumento nos salários.

Segundo a Secretária de Educação, professora Norma Suely Abreu, hoje foi um dia atípico, com os trabalhos sendo conduzidos por professores da própria rede municipal, prata da casa, tratando das dificuldades, desafios e conquistas no dia a dia da missão de ensinar e preparar para vida.

Mas os trabalhos continuaram na parte da tarde com apresentações culturais, da cultura popular e produzida em Monsenhor Gil por pessoas, senhoras como Maria da Cruz Abreu, que por muitos anos integrou o Balande Baião e o senhor Zacarias, figura bastante conhecida pelas ruas e feiras de Monsenhor Gil, homenageado nesta terça feira, por sua contribuição para a o engrandecimento desta cultura de raiz. Norma Suely nos disse que estas atividades marcam o início de um projeto a ser inserido nas discussões em sala de aula, trazendo para estes alunos uma compreensão maior das nossas manifestações culturais produzidas por alguns vovós, vovôs e até bisavós de alguns destes alunos.

Além de homenagear e exaltar aqueles que fizeram o Balande Baião ser conhecido nacional e até internacional, também foi reconhecido e até apresentado outra forte manifestação de nosso povo, o Reisado, recentemente festejado em seu dia, 6/1, em várias cidades no Piauí. 

This browser does not support the video element.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES