class=

 class=

 class=

PREFEITURA DE MONSENHOR GIL PARTICIPA DE ENCONTRO SOBRE GOVERNANÇA REGIONAL DO POLO TURÍSTICO TERESINA

 class=A Prefeitura Municipal de Monsenhor Gil teve representação no encontro de gestores sobre a Instância de Governança Regional no Polo Turístico Teresina. Na oportunidade, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Miro Silva esteve acompanhado de um representante da rede de restaurantes, Hiago Lopes e de outro da rede hoteleira do município, Julimar Brito.

O evento aconteceu na sede da Associação Piauiense de Prefeitos (APPM) e contou ainda com a participação do secretário de Estado do Turismo, Bruno Correia Lima; da coordenadora Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Fernandes Moura; do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior, representado a APPM o prefeito de Porto, Dó Barcelar, o prefeito de Monsenhor Gil, João Luiz, o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Teresina, Venâncio Cardoso, além de outros envolvidos.

Em sua fala o vereador e secretário Venâncio destacou que Teresina é uma cidade vocacionada para vários tipos de Turismo, que vai além dos belos parques e roteiros arquitetônicos. Ele destacou o turismo de negócios voltados para à moda, gastronomia, saúde, moda, educação, entre outras modalidades que impulsionam a economia local.

O secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, foi agraciado com a presidência da Instância de Governança Regional no Polo Turístico Teresina. A decisão foi tomada de forma coletiva, no Encontro de gestores sobre Instância de Governança Regional no Polo Turístico Teresina.

O secretário Bruno Correia Lima, falou sobre a importância do encontro. “Iremos ter como meta o foco em afinidades culturais, sociais e econômicas, tendo a participação dos setores público e privado para organizar, desenvolver e consolidar as atividades turísticas local e regional”, destaca o gestor, acrescentando ainda que após o Encontro, serão agendadas novas reuniões para tratar sobre os demais polos no Estado.

SOBRE O ENCONTRO

A ideia é que cada Unidade Federada, região e município busque suas próprias alternativas de desenvolvimento, de acordo com suas realidades e especialidades. O que propõe o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil são diretrizes políticas e operacionais para orientar o processo do desenvolvimento turístico, com foco na regionalização.

Compõem o Polo Teresina os municípios de Altos, Beneditinos, Campo Maior, José de Freitas, Miguel Leão, Miguel Alves, Monsenhor Gil, Novo Santo Antônio, Pau D'Arco, Passagem Franca, Santa Cruz dos Milagres, Teresina e União. O secretário Miro Silva saiu empolgado do encontro e já acertou com o prefeito João Luiz para o mais rápido possível criar o Conselho Municpal de Turismo, para que possa ingressar com projetos junto ao Ministério do Turismo, em busca de recursos para desenvolver o turismo sustentável de Monsenhor Gil.  class=