Monsenhor Gil: Paróquia de Menino Deus promove concerto com músicas clássicas

Monsenhor Gil: Paróquia de Menino Deus promove concerto com músicas clássicas

Novembro musical de 2010 | Avilar Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Paróquia de Menino Deus de Monsenhor Gil realizará a 3ª edição do Novembro Musical, como é intitulado o concerto de músicas eruditas que acontecerá todos os finais de semana do mês de novembro de 2011. O evento que foi idealizado pelo pároco da cidade, Padre Fábio Carvalho, conta com o apoio da Arquidiocese, autoridades municipais e, principalmente com o da comunidade monsenhorgilense que já começaram, inclusive, a se familiarizar com o gênero musical.

A música que chamamos de erudita se desenvolveu a partir de manifestações quase espontânea, populares, há centenas de anos atrás. Somente mais tarde foi criando uma linguagem própria e se diferenciando da música que chamamos popular. Ao longo do tempo, surgiu um mito de que a música clássica é só para os ricos. Ao contrário desse pensamento, no entanto, o Pe. Fábio Carvalho, afirma que as duas edições anteriores bateram recordes quando se reuniu um variado público entre estudantes, professores, empresários, donas-de-casa, o homem do campo e muitas pessoas curiosas que superou a capacidade máxima do templo da Igreja Matriz.

Para o Pe Fábio Carvalho, qualquer pessoa é capaz de compreender e apreciar a música erudita, mesmo não tendo o costume de ouvi-las no dia a dia. Segundo ele, assim como qualquer pessoa aprende a ler e escrever, pode também compreender e apreciar a música clássica, pois o problema não está na música e sim no acesso, já que dificilmente toca nas rádios ou na TV. "É preciso dar a oportunidade do acesso às pessoas para que elas se familiarizem com a linguagem da música erudita", disse ele, acrescentando que o objetivo maior da equipe organizadora do concerto, é congregar e evangelizar as pessoas da região de Monsenhor Gil à vida religiosa através da música.

Conforme programação, a abertura do evento será no dia 5 de novembro com apresentação da Banda Ockteto, além da presença de autoridades religiosas como o Pe. Adelino Rios, e o Pe. Ângelo. No sábado, dia 12, haverá apresentação do Coral Santíssima Trindade, o qual será prestigiado por Dom Celso José, e o Padre Klebert. A programação segue no dia 19, com apresentação do Quinteto de Metais. Nesse dia a cidade receberá os ilustres padres Antonio Luis, Jocélio, Ronald Ciríaco e o Pe. Carlito. Já na sexta-feira, dia 25 de novembro, o festival será encerrado com a participação de Leó e a Banda de Música do 25º BC, oportunidade em que a comunidade local contará com a presença do Pe. Tony Batista, Pe. Amarildo da Silva Pontes ? 2º tenente do 25º BC.

Após o Novembro Musical, o Prefeito José Noronha fará as comemorações alusivas ao aniversário da cidade, cuja programação começa no dia 27 de novembro e vai até o dia 06 de dezembro, data oficial da emancipação política do município. São dez dias de inúmeras inaugurações de obras e benfeitorias realizadas durante o ano pela Prefeitura Municipal, além da realização de atividades culturais, esportivas e de lazer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES