Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Monsenhor Gil: Paróquia de Menino Deus promove concerto com músicas clássicas

Monsenhor Gil: Paróquia de Menino Deus promove concerto com músicas clássicas
Novembro musical de 2010 | Avilar Carvalho
Compartilhe

A Paróquia de Menino Deus de Monsenhor Gil realizará a 3ª edição do Novembro Musical, como é intitulado o concerto de músicas eruditas que acontecerá todos os finais de semana do mês de novembro de 2011. O evento que foi idealizado pelo pároco da cidade, Padre Fábio Carvalho, conta com o apoio da Arquidiocese, autoridades municipais e, principalmente com o da comunidade monsenhorgilense que já começaram, inclusive, a se familiarizar com o gênero musical.

A música que chamamos de erudita se desenvolveu a partir de manifestações quase espontânea, populares, há centenas de anos atrás. Somente mais tarde foi criando uma linguagem própria e se diferenciando da música que chamamos popular. Ao longo do tempo, surgiu um mito de que a música clássica é só para os ricos. Ao contrário desse pensamento, no entanto, o Pe. Fábio Carvalho, afirma que as duas edições anteriores bateram recordes quando se reuniu um variado público entre estudantes, professores, empresários, donas-de-casa, o homem do campo e muitas pessoas curiosas que superou a capacidade máxima do templo da Igreja Matriz.

Para o Pe Fábio Carvalho, qualquer pessoa é capaz de compreender e apreciar a música erudita, mesmo não tendo o costume de ouvi-las no dia a dia. Segundo ele, assim como qualquer pessoa aprende a ler e escrever, pode também compreender e apreciar a música clássica, pois o problema não está na música e sim no acesso, já que dificilmente toca nas rádios ou na TV. "É preciso dar a oportunidade do acesso às pessoas para que elas se familiarizem com a linguagem da música erudita", disse ele, acrescentando que o objetivo maior da equipe organizadora do concerto, é congregar e evangelizar as pessoas da região de Monsenhor Gil à vida religiosa através da música.

Conforme programação, a abertura do evento será no dia 5 de novembro com apresentação da Banda Ockteto, além da presença de autoridades religiosas como o Pe. Adelino Rios, e o Pe. Ângelo. No sábado, dia 12, haverá apresentação do Coral Santíssima Trindade, o qual será prestigiado por Dom Celso José, e o Padre Klebert. A programação segue no dia 19, com apresentação do Quinteto de Metais. Nesse dia a cidade receberá os ilustres padres Antonio Luis, Jocélio, Ronald Ciríaco e o Pe. Carlito. Já na sexta-feira, dia 25 de novembro, o festival será encerrado com a participação de Leó e a Banda de Música do 25º BC, oportunidade em que a comunidade local contará com a presença do Pe. Tony Batista, Pe. Amarildo da Silva Pontes ? 2º tenente do 25º BC.

Após o Novembro Musical, o Prefeito José Noronha fará as comemorações alusivas ao aniversário da cidade, cuja programação começa no dia 27 de novembro e vai até o dia 06 de dezembro, data oficial da emancipação política do município. São dez dias de inúmeras inaugurações de obras e benfeitorias realizadas durante o ano pela Prefeitura Municipal, além da realização de atividades culturais, esportivas e de lazer.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar