Monsenhor Gil se prepara para festejar seus 55 anos

Monsenhor Gil se prepara para festejar seus 55 anos

Aniversário de Monsenhor Gil 2018 | Delleon Feitosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito João Luiz (foto) reuniu sua equipe administrativa nesta manhã de quarta feira (24), para discutir a programação de comemoração dos 55 anos de emancipação política de Monsenhor Gil. Inicialmente o prefeito fez agradecimentos à sua equipe, tratando ainda sobre os resultados das últimas eleições, quando seus apoiados foram os campeões de votos no município.

Depois o prefeito João Luiz juntamente com os secretários de: educação Norma Suely, de Saúde Herbert César, de Cultura e Turismo Miro Silva, Assistência Social Ivonete Carvalho, infraestrutura Jonas Abreu, chefe de gabinete Francinaldo Moraes, diretor do hospital Lhano Noronha, controlador interno Micael Alves, subsecretária de Agricultura Cecília Oliveira, chefe de cerimonial Vilanir Lima, diretor de esportes Antônio Carlos, chefe da limpeza Amadeu Mariano, coordenadora do Polo Uab Ilda Andrade, da assistência social Leonisio Gonçalves e Francisco Maroca, passaram a discutir a programação do aniversário da cidade no dia 6 de dezembro.

No dia 6 logo pelas primeiras horas da manhã, haverá alvorada, soltando tiros de armas antigas, hasteamento das bandeiras com hino do município cantando por crianças da rede Municipal de Ensino, corte do bolo, apresentação da banda de música da Polícia Militar do Piauí, e festa para às crianças com distribuição de brinquedos, presentes. A programação segue à tarde com passeio ciclístico e corrida de rua. Às 19h acontece missa festejando os 55 anos do município, sendo que após a missa haverá apresentação do coral da Uespi no adro da casa paroquial. 

A festa  dançante, show popular este ano acontecerá no dia 7, véspera do feriado para que todos possam participar. Ainda não é possível anunciar o nome da atração, mas seguindo os excelentes eventos já realizados pela prefeitura, o prefeito João Luiz deverá anunciar em breve uma badalada banda. 

INAUGURAÇÕES

Como já tradição o prefeito deverá inaugurar algumas obras que vão desde abastecimento de água, calçamentos e outras obras que estão em andamento. Também deverá entregar alguns equipamentos para o bom atendimento à população, entre estes ambulâncias, equipamentos de academia popular, entre outros.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

O povoado de Lages  fazia parte da capital Teresina quando recebeu seu primeiro padre, Monsenhor Gil. Por influência do sacerdote, o povoado passou a se chamar Natal, em função das festas religiosas realizadas no mês dezembro. Em 1963, Natal tornou-se município e recebeu o nome de Monsenhor Gil. A criação do município Monsenhor Gil está diretamente ligado a figura do sacerdote Monsenhor Gil, filho da terra que foi mandado para estudar em Roma a fim de se tornar um Monsenhor

Aos 25 anos, retornou ordenado e passou a desenvolver seu papel na fazenda Lages, de propriedade do seu pai. Na posse de sua herança liderou uma campanha para arrecadar fundos para construir uma igreja para Menino Jesus. Na época a construção foi considerada um monumento de grande valor. Em seguida Monsenhor doa todas as suas terras e demais heranças para a Igreja. Logo, logo instala-se na região inúmeras famílias. Quando isso ocorreu, o sacerdote foi a luta para conseguir a elevação do povoado à categoria de vila, freguesia e paróquia.

Somente tempo depois, em 1963 é que o povoado foi elevado a categoria de cidade com o nome atual. Os principais cursos dá água da cidade são os riachos Riachão do Natal, Caminho e riacho da Cruz. A vegetação predominante é o campo de cerrado.

(Fonte: internet)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES