Prefeitura de Monsenhor Gil entra no combate a Dengue, carro “Fumacê” em ação

Prefeitura de Monsenhor Gil entra no combate a Dengue, carro “Fumacê” em ação

Prefeitura de Monsenhor Gil entra no combate a Dengue, carro "Fumacê" em ação |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Monsenhor Gil vem realizando a pulverização com o carro fumacê nos bairros e locais de maior incidência do mosquito.

É importante que as pessoas abram portas e janelas. A borrifação intradomiciliar ocorrerá sempre no começo da manhã e no final da tarde. É preciso a compreensão de que o carro fumacê só atinge os mosquitos na fase adulta, se faz necessário a colaboração de todos na eliminação dos criadouros, pois a pulverização não mata as larvas do mosquito que estão em água parada, nos baldes, potes, garrafas, caixas d’água abertas, entre outros. 

O fumacê vem para auxiliar nesse processo, mas a incidência de doenças como dengue, zika e Chikungunya só poderão diminuir de forma significativa com a eliminação dos focos do mosquito.

Mesmo com as atenções voltadas para o combate ao Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) alerta para redobrar os cuidados para evitar a proliferação do aedes aegypti por causa da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito.  Segundo dados das autoridades de saúde, cerca de 2% dos pacientes acometidos por dengue precisam ser internados, especialmente aqueles com manifestações hemorrágicas.

Pelo boletim da semana epidemiológica, no mês de março deste ano houve um aumento de 70% do número de notificações de dengue em relação a janeiro/2020. No trimestre de janeiro a março/2020 tinha havido uma queda das notificações de 56% em relação ao mesmo período de 2019. Paralelamente, o número de exames positivos para dengue no Lacen/PI aumentou em 60%.

Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, estamos passando por um momento de subnotificação da dengue no Piauí por causa da pandemia.   “Pessoas podem estar doentes de dengue em suas residências e por conta do isolamento, não procuram os hospitais. A coexistência dos picos de dengue, zika, chikungunya e Covid-19 pode levar ao colapso do nosso sistema de saúde, tanto do atendimento ambulatorial quanto de internação em ambientes de enfermaria e de unidade de terapia intensiva”, enfatiza Herlon.

Por isso, o superintendente faz um apelo à população para redobrar a limpeza dos ambientes domésticos a fim de evitar a formação de criadouros do mosquito.  “ Os cuidados com a dengue devem ser o ano todo. Qualquer superfície que acumule água pode ser propícia para o mosquito se desenvolver. Vamos redobrar os cuidados para não sermos acometidos duplamente dos vírus do Covid-19 e da dengue”, diz o superintendente.

 (SESAPI)

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES