Prefeitura de Monsenhor Gil participa do programa escola da terra

Prefeitura de Monsenhor Gil participa do programa escola da terra

Professores participam do programa escola da terra | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Educadores de Monsenhor Gil e com apoio do prefeito João Luiz (foto), via Secretária Municipal de Educação na pessoa da Secretaria Norma Suely, participaram em Teresina do Programa Escola da Terra. Entre as participantes a professora Marli Sampaio, da Escola Basílio de Abreu da comunidade Baixa Grande, disse ter ficado encantada com todo o conhecimento adquirido e receptividade da organização do Programa. 

ENTENDA O PROGRAMA 

Cerca de 200 professores participaram de formação na manhã desta segunda (28), para atuarem no Programa Escola da Terra. O programa é realizado em parceria entre a Universidade Federal do Piauí -UFPI, Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Estado da Educação - Seduc e Secretarias Municipais de Educação. O evento aconteceu no Auditório do Atlantic City Club em Teresina.

Ao todo, profissionais de 6 municípios piauienses que operam no campo, participaram da formação continuada de professores da escola da terra. Além da conclusão do curso, o evento serviu também como prestação de contas para com o MEC.

O programa "Escola da Terra" tem o objetivo de:  promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades, por meio do apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, compostas por estudantes de variadas idades, e em escolas de comunidades quilombolas, fortalecendo a escola como espaço de vivência social e cultural. 

Para o Superintendente de Ensino da Seduc Carlos Alberto Pereira, o evento promove a formação continuada de professores do campo de acordo com as necessidades específicas de cada escola. "É a Fixação do homem na terra com a formação correta para que se fixe o cidadão no campo", disse o superintendente.

A ação oferece recursos como: livros do PNLD Campo e Kit pedagógico que atendam às especificidades formativas das populações do campo e quilombolas,  apoiar técnica e financeiramente aos estados, Distrito Federal e municípios para a ampliação e a qualificação da oferta de educação básica às populações do campo e quilombolas em seus respectivos sistemas de ensino.

O programa 

O Escola da Terra compreende quatro ações: formação continuada e acompanhada professores que trabalham com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas multisseriadas no campo e em escolas quilombolas, além dos assessores pedagógicos que terão a função de tutores; oferta de materiais didáticos e pedagógicos; monitoramento e avaliação; gestão, controle e mobilização social.

Educadores e tutores terão curso de aperfeiçoamento com carga horária mínima de 180 horas. A formação terá dois períodos - a frequência no curso denominada tempo-universidade e outro para as atividades realizadas em serviço (escola-comunidade) que será acompanhada por tutores. A qualificação dos docentes será de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior que aderirem ao programa.

A produção e oferta dos materiais didáticos e pedagógicos são de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São jogos, mapas, recursos para alfabetização, letramento e matemática. Já o coordenador estadual e o tutor que acompanham e orientam os educadores durante sua formação serão remunerados com bolsas a serem pagas pelo FNDE.

Para aderir, o gestor precisa entrar na página eletrônica do Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) e informar seu CPF e senha. Dentro do Simec, acessa o Plano de Ações Articuladas (PAR) e o programa Escola da Terra. De acordo com Antônio Lídio Zambom, coordenador geral de políticas de educação no campo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), nesta etapa do processo, o gestor informa apenas o número de escolas multisseriadas e quilombolas de sua rede e o número de professores.

(Fonte: Seduc PI)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES