Prefeitura promove ações voltadas para o Outubro Rosa

Prefeitura promove ações voltadas para o Outubro Rosa

Prefeitura promove ações voltadas para o Outubro Rosa |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeitura Municipal de Monsenhor Gil sob o comando do prefeito João Luiz e através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando várias atividades que visam alertar as mulheres sobre os cuidados na prevenção nos vários tipos de cânceres, mas especificamente o câncer de mama. Às próprias mulheres precisam se tocar, observar se houve alguma alteração e procurar ajuda na rede municipal de saúde para tirar suas dúvidas. 

Estas ações estão sendo desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde  - UBS , espalhadas pela zona rural e urbana do município.  Na comunidade Baixa Grande localizada há 10km da sede do município às atividades ocorreram envolvendo mulheres grávidas, mostrando através de uma equipe preparada os cuidados que ajudam à prevenir contra à doença e salvar vidas.  Foi  realizado atendimento especial para gestantes, com palestras para as futuras mamães, distribuição de fraldas e degustação de alimentos saudáveis.

Já na comunidade Bolívia às atividades foram bem lúdicas, mostrando de forma descontraída como prevenir-se e ter mais qualidade de vida, inclusive com atividades físicas. 

Umas das ubs mais movimentadas por está localizada na área urbana de Monsenhor Gil, bairro Vila Nova; os trabalhos na ubs Mãe Ester, reuniu outros profissionais que auxiliam para um maior esclarecimento sobre à doença, suas sequelas e tratamento. Mas priorizando sempre tratar sobre o papel da prevenção. A Secretaria de Saúde, através do NASF e equipe da UBS Vila Nova  realizou as atividades em alusão ao Outubro Rosa, também com palestras , dinâmicas, sorteio de brindes e degustação de alimentos saudáveis. Estas atividades contaram com apoio da Secretaria de Assistência Social. 

Em comunidade Nova Olinda, o Secretário de Saúde de Monsenhor Gil, Herbert César, participou das atividades, sempre voltadas para prevenção, mas com muita descontração se tornando um divertido encontro das mulheres da comunidade. 

A campanha “Outubro Rosa” tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação social.

 Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sintomas e sinais em suas fases iniciais, sendo que um em cada três casos pode ser curado se for descoberto logo no início. A detecção precoce ajuda a reduzir a mortalidade e traz melhores resultados no tratamento de alguns tipos de câncer. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal incurável e inevitável



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES