Prefeitura realiza manhã de cidadania voltada para o Outubro Rosa

Prefeitura realiza manhã de cidadania voltada para o Outubro Rosa

Outubro Rosa em Monsenhor Gil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu na manhã de sexta feira (26), na praça da igreja Matriz do Menino Deus em Monsenhor Gil, o evento de cunho preventivo ao câncer de mama Outubro Rosa. O evento contou com a presença do prefeito João Luiz, servidores da saúde, secretário de saúde Herbert César, de Cultura e Turismo Miro Silva, de finanças Ancelmo Portela, da Assistência Social Ivonete Carvalho, ex secretaria de Saúde Magnólia Miranda, diretor do hospital Lhano Noronha, coordenadora do Programa Saúde da Família Márcia Eloisa, vereadora Eliane Moura, coordenadora do Polo Uab Ilda Andrade, médicos e enfermeiros do PSF, entre muitas outras pessoas. Vários serviços foram disponibilizados, alguns por meio de voluntários como Salão de Beleza da Maria do Remédio, esposa do Chico Maroca, Studio Moom, que juntos fizeram cortes de cabelos e maquiagens. Ainda contou com muita dança estilo zumba, coreografada pelo professor de educação física Jorginho Venção e ainda, lanche para todos os presentes.

Sobre o combate ao câncer de mama em Monsenhor Gil, o prefeito João Luiz disse que o município se encontra um passo à frente. Ele conta que recentemente contou com a presença da Carreta Sesc Mulher, realizando mamografias de graça. Aconteceu no  período de 03/04 à 08/05/2018, a Ação do Sesc Saúde Mulher, que consistiu  numa resposta estratégica a elevada incidência de câncer de Mama no país e representou um apoio importante ao Programa Nacional de controle deste tipo de Câncer.

Foram atendidas mulheres com idade entre 50 a 69 anos e de 40 a 49 anos com histórico familiar de câncer de mama. Ressaltando que a prioridade foram mulheres de 50 a 69 anos. Os agendamentos foram feitos pelos Agentes Comunitários de Saúde de suas respectivas micro-áreas. Foram realizados uma média de 668 mamografias contemplando as mulheres na faixa etária supracitada, abrangendo mulheres da zona rural e urbana do município.

Foram 25 dias de atendimento sendo ofertadas pelo SECS 784 mamografias para o município de monsenhor-Gil, destas foram realizadas no período de 03/04 à 08/05/2018 668 exames, o que corresponde a um percentual de 85,2% das vagas oferecidas.

ENTENDA SOBRE A DOENÇA

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 1,67 milhões de casos novos dessa neoplasia foram esperados para o ano de 2012, em todo o mundo, o que representa 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres. Suas taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do mundo.

O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 522 mil mortes estimadas para 2012, o que representa 14,7% de todos os óbitos. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento.

Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

 (Oncoguia)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES