Rede de ensino municipal supera média do Ideb e se destaca dentre os demais municípios piauienses

Rede de ensino municipal supera média do Ideb e se destaca dentre os demais municípios piauienses

Escolas dispõe de laboratórios de informáticas | Avelar Campelo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto a classe política, imprensa e instituições de ensino fazem uma reflexão sobre a avaliação referente ao ensino médio no estado do Piauí, cujo resultado ficou aquém das expectativas projetadas pelo o Ideb/MEC, a cidade de Monsenhor Gil comemora os resultados conquistados no ensino fundamental do município.

A Prefeitura de Monsenhor Gil que atende mais de 2,4 mil alunos tem uma das melhores média do estado, e na região do Médio Parnaíba ficou entre os quatros de melhor desempenho, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ministério da Educação (Ideb). A rede pública do município superou as metas estabelecida pelo MEC para 2009, tanto no 5º ano, quanto no 9º ano, antigas 4ª e 8ª séries, respectivamente.

Para se ter uma idéia, na avaliação do Ideb os estudantes do 5º ano, obtiveram nota (4.1) e o 9º ano obteve (4.2), notas que deveriam atingir, pelos índices estabelecidos, somente em 2013. O Ideb havia projetado como média nacional (3.6), para o ensino fundamental do município, no ano passado.

O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, e o indicador serve para calcular a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médio de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb ? para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil ? para os municípios.

Para o prefeito José Noronha este resultado positivo do ensino fundamental do município só veio a somar ainda mais com outras ações relevantes que são desenvolvidas na cidade como a infraestrutura, a saúde, a cultura e o esporte, o turismo, bem como a geração de emprego e renda através dos setores públicos e privados. De acordo com o prefeito, sem demérito aos outros segmentos da administração, a educação sempre foi prioridade na sua gestão, tendo em vista que no ano de 2007, o município já foi contemplado pela Fundação Abrinq, com certificado de Prefeito Amigo da Criança, e pelo Índice FIRJAN de desenvolvimento municipal, Monsenhor Gil ficou em 4º lugar dentre as cidades que mais cresce no estado do Piauí.? Para se chegar a esse nível de classificação, ambas as Fundações destacam a educação como uma das principais áreas de desenvolvimento social e econômico?, esclareceu, acrescentando que hoje o município dispõe de uma biblioteca com acervo em torno de sete mil livros, cursos de nível técnico profissionalizantes para formação dos jovens nas áreas de administração, informática, agronomia, enfermagem, e também conta com uma Universidade Aberta, modalidade Ensino a Distância-via UFPI, que de imediato oferece dois cursos de nível superior, a saber, Matemática e Pedagogia.

Já a Secretária de Educação, Luziane Campelo dos Passos Feitosa, disse que um dos fatores primordiais para o engrandecimento do ensino municipal é, sobretudo, a valorização dos professores a partir de uma remuneração condizente com a formação de cada um deles. Isso inclui também bibliotecas nas escolas, sala de vídeo, laboratório de informática interligado a internet banda larga, merenda de qualidade e, por conseguinte carteiras e salas de aula constantemente sendo reformadas, para que haja um ambiente saudável e mais comodidade para alunos e professores. ?Nós trabalhamos para oferecer uma educação de qualidade baseada na disciplina, no diálogo com os pais, junto a uma equipe unida e comprometida com o trabalho pedagógico?, observa a secretária Luziane, que já está no exercício do cargo a mais de cinco anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES