Alunos de escola pública comemoram resultados na redação do Enem

Alunos da rede pública de N. S. dos Remédios comemoram resultados na redação do Enem 2020

Redação Enem 2020 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Jovens da rede municipal e estadual de ensino do município de Nossa Senhora dos Remédios, Norte do Piauí, a 170Km de Teresina, capital do Estado, comemoram as boas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 mesmo diante das dificuldades proporcionadas em um ano marcado pela pandemia da Covid-19.

Alunos da Escola Municipal Popular Remediense e Unidade Escolar Deusa Rocha, alcançaram notas de 600 a 900 pontos na redação, segundo o resultado divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última terça-feira (30).

Janisvaldo Santos Rodrigues, 18 anos, reside com os pais na localidade Picada da Onça, zona rural de Nossa Senhora dos Remédios, conseguiu 700 pontos. Ele deseja cursar enfermagem e contou como chegou a um de seus objetivos.  

“Eu sempre tive um hábito de estudar e curiosidade de aprender. O que eu tirei de lição para minha vida foi de que não importa quantas horas você estuda por dia, mais sim o que você aprende a cada dia”, disse. “Eu sempre gostava de estudar pela manhã, talvez uma hora de estudos, também antes de dormir, assistia um vídeo ou ler algum mapa mental”, frisou.

Ele falou das dificuldades em estudar no período da pandemia. “O ano de 2020 foi difícil para todo mundo, mais mesmo com as dificuldades, eu consegui me adaptar ao novo modelo de ensino proposto, mais mesmo assim foi difícil para absorver alguns conteúdos, e essa foi a maior dificuldade, por não ter um professor em sala de aula auxiliando. Uma das grandes dificuldades para mim foi o acesso à internet, que não é tão boa, mesmo assim agradeço muito”, relatou.

Uma de suas professoras, Árgia Rodrigues Monção Almeida, descreve Janisvaldo. “Ele sempre foi aquele aluno participativo e focado em minhas aulas, criando sempre consciência crítica sobre o tema que se abordava. Sempre deixei claro mediante motivação a meus alunos que eles poderiam conseguir uma boa nota e não foi diferente para com ele. Eu via seu interesse e todo seu empenho em querer chegar lá”, relatou a professora.

Ela comentou ainda sobre o que ele deseja cursar. “Enfermagem é uma profissão que precisa de muito carinho para desempenhar, muita dedicação, respeitar o próximo e ter muita responsabilidade em suas ações e isso ele demonstrou em sua vida escolar e social sempre”. A professora conclui falando de sentimento em um ano marcado pela crise sanitária. “O sentimento de saber que todo o esforço e a luta em um ano tão atípico como foi 2020, em que o mundo e inclusive nosso país passou e ainda passa por um momento tão difícil diante de uma doença que é o Covid-19, em que tivemos nós professores e alunos a nos adaptar a uma forma de ensino a distância que é a remota, é muito gratificante colher os bons frutos. Contudo, esse projeto   também teve o engajamento de toda a equipe escolar (direção, coordenação, mestres e Secretaria Municipal de Educação) que trabalha para o empenho do desenvolvimento educacional dos nossos alunos”, finalizou a professora Árgia Rodrigues Monção Almeida.

 Janisvaldo afirmou ainda que assim que ficou sabendo de sua nota enviou uma mensagem para umas de suas professoras, a quem é grato e dedicou a nota para sua mãe. “Primeiramente agradeço a Deus, e toda a equipe de professores da Escola Popular Remediense que sempre estavam nos incentivando a estudar, buscar conhecimento e a lhe dar com as dificuldades em meio pandemia. Mais essa nota vai especialmente para minha mãe, que sempre me incentiva a estudar”, concluiu o futuro acadêmico em enfermagem.  

A Secretária Municipal de Educação, Lidiana Carvalho, comentou o resultado dos alunos alcançados no Enem. “Fico feliz em constatar que muitos alunos das escolas municipais de Nossa Senhora dos Remédios obtiveram excelentes notas no Enem/2020. Nossos alunos transformaram todas as dificuldades impostas pela pandemia do Covid-19 em energia para superação e desenvolvimento. Parabéns aos alunos e aos familiares”, mencionou a secretária

Outro exemplo de estudante de escola pública, é Edmar Júnior, 21 anos, que alcançou 900 pontos e vai cursar Farmácia. “Foi difícil criar um método de estudo, porque eu não sentia vontade de estudar como um aluno tem no presencial. Mas com empatia e apoio passei a estudar, definindo disciplinas a cada dia, vendo alguns modelos de redação. E consegui o empurrãozinho que eu precisava. Passei a ver aulas online, a propósito, utilizei a tecnologia ao meu favor” comentou.  E conclui. “Minha maior dificuldade foi em manter a concentração e entender quando era o momento de estudar e não fazer outra coisa, alguns deveres de casa, por exemplo! E outra dificuldade foi a ansiedade. E por tudo isso sou grato a Deus, a minha família, e aos meus amigos”, afirmou Edmar Júnior.

A edição do Enem 2020 teve como tema da redação “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. No Piauí o número de inscritos foi de 135.178 candidatos.

Unidade Escolar Deusa Rocha:

Edmar Júnior: 900 pontos;

Jamara Sousa: 800 pontos;

Sylsa Rayssa: 800 pontos;

Anna Gabrielle: 740 pontos;

Jaces Frances: 720 pontos;  

Escola Municipal Popular Remediense:

Janisvaldo Santos Rodrigues: 700 pontos;

Francisca Aurinéia Barbosa Damasceno: 680 pontos;

Lucas Emanoel Fortes dos Santos Melo: 680 pontos;

Arthur Vildácio de Carvalho de Morais: 640 pontos;

Regina do Nascimento Florindo: 620 pontos;

Anderson dos Santos Nascimento: 620 pontos;

Elane Silva: 600 pontos;



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES