Filho de trabalhador rural foi aprovado em duas universidades federais de medicina

Aprovado em duas universidades federais de medicina

Futuro médico | FOTO: Paes Landim
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estudante da rede pública, residente no Assentamento Lagoa do Mato, zona rural do município de Pajeú do Piauí, ao Sul do Estado, Lucas de Oliveira Santos, 19 anos, filho do trabalhador rural, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) de Pajeú,  Claudio José dos Santos e Vanessa de Oliveira Santos, foi aprovado no último Exame Nacional do Ensino Médios (Enem) com 980 pontos na redação para duas universidades federais de medicina pelo sistema de cotas: Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade de São Paulo (USP).

“A ficha ainda não caiu, estou flutuando”, disse o estudante. Ele conta como ficou sabendo da aprovação “No dia que saiu o resultado, não consegui acessar ao sistema do Enem, então liguei para meus amigos e pedi para conferirem minha nota e a noite quando já me preparava para dormir eles me retornaram a ligação e comunicaram que eu tinha sido aprovado 980 pontos na redação”, comentou emocionado.  

Disse que não esperava ser aprovado, quanto mais em duas universidades federais de medicina, o curso mais concorrido no país, porque o fato de morar na zona rural dificulta, principalmente ao acesso à internet.

“São 12km de minha casa para cidade e ainda tenho dificuldades em relação ao acesso à internet, mesmo assim vi que não era motivo para desistir, pelo contrário, mantive o foco nos estudos e comendo vários livros, porque percebo que muitas pessoas querem um bom futuro, com bens materiais e dinheiro, mais não querem ter trabalho, passar por dificuldades”, relatou.

Lucas afirmou que já passou 12 horas por dia estudando e na ocasião foi hospitalizado por conta de ler vários livros e lembrou que a história de vida de seus pais diante de diversas dificuldades, pois o homem e a mulher da roça lutam bastante para criar seus filhos diante da falta de políticas públicas, mais que isso foi e é fonte de inspiração para que possa ser um vencedor.

Diante de tantas dificuldades, o futuro médico objetiva ajudar as pessoas de Pajeú. “Como profissional vou procurar atender o máximo as pessoas da minha cidade, para isso vou fazer o maior número de amigos possíveis do meu curso, para que quando alguém precisar dos meus serviços e não for da minha especialização, eu possa encaminhar para o especialista e estar aberto para toda e qualquer demanda e assim contribuir de alguma maneira”, frisou.

Emocionado, Claudio José dos Santos, pai de Lucas conversou com nossa reportagem. “Sei que o agricultor familiar precisa avançar, mais temos os entraves como a condição financeira, porque nós que vivemos no campo e estamos na base, a gente percebe que muitas pessoas não querem ver o trabalhador rural avançar, ter espaço na sociedade e eu como pai só tenho que agradecer a Deus por esta oportunidade, em ter um filho universitário e dizer que esta é uma conquista do trabalhador rural”, disse. “A melhor coisa que existe entre pai e filho é o diálogo, precisamos entender e compreender nossos filhos, andar com eles, motivá-los, procurar quais são suas habilidades, mostrar a realidade, porque acredito que não podemos obrigá-los a estudarem, mais é necessário convencermos a praticar os estudos para que eles sejam ótimos profissionais, pois o importante são eles se convenceram de que realmente precisam estudar e serem bons cidadãos e acima de tudo, ser humano, se sensibilizar e valorizar o próximo”, concluiu Claudio.   

O jovem irá residir em Teresina na casa do estudante e cursar medicina na UFPI. Hoje (04) ele e seu pai na capital piauiense onde recebeu o carinho e os parabéns de várias pessoas. “Agradecer primeiro a Deus por este momento, meus pais e professores que sempre me incentivaram e acreditaram em minha capacidade de vencer”, concluiu o futuro médico.    

FONTE: Paes Landim



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES