Idoso vive em total estado de vulnerabilidade

Idoso de 60 anos de idade vive estado de vulnerabilidade na zona rural do município de José de Freitas, nona norte do Piauí

Idoso vive nesta situação | Paes Landim
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A equipe de colaboração do Portal Meio Norte em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais (STTR) do município de José de Freitas, encontrou um idoso em total estado de vulnerabilidade. Antônio Isidoro da Costa, 60 anos, residente na localidade Morro Vermelho, zona rural, a 32km de José de Freitas.

O idoso é de uma família de cinco irmãos. Solteiro e com problemas mentais, mora sozinho em uma casa de taipa, praticamente sem paredes, portas e janelas, coberta de palha de babaçu, um teto totalmente comprometido que corre grande risco de incêndio. Uma casa que não apresenta o mínimo de segurança.

Foi possível constatar que atualmente ele está se alimentando apenas de cereal de milho e abobora, sendo que ele próprio é quem prepara suas refeições em um fogão a lenha. A água que ele utiliza para o consumo é suja e fica armazenada dentro de um baldo de plástico.    

Francisca das Chagas, vice-presidente do STTR foi a pessoa que teve o primeiro contato com o idoso e contou como a entidade teve conhecimento do caso. “Semana passada seu Antônio foi ao Sindicato para se informar sobre sua aposentaria que chegara a idade e nós tivemos a curiosidade de interrogá-lo e no dia seguinte formos a sua residência e infelizmente vimos aquela situação precária”, relatou. “Jamais pensei que em nosso município existisse um caso como este, uma total desumanidade, é muito triste uma pessoa aos 60 anos viver nestas condições”, afirmou Francisca.

Seu Antônio vive em uma situação de fragilidade. Sua alimentação é precária. Além do problema de saúde, ele enfrenta problemas econômicos. Suas condições de moradia são constrangedoras, pois vive sem saneamento, os meios de subsistência não existem, além disso a ausência de um ambiente familiar.

“É uma situação bastante triste, mais nós vamos encaminhar sua aposentadoria por idade junto ao INSS e viabilizar uma campanha para construirmos uma moradia digna e com segurança para seu Antônio, para isso nós contamos com o apoio da sociedade, do poder público municipal através da assistência social, dos familiares e todos que desejarem participar deste ato de solidariedade”, frisou a Presidenta do STTR, Maria da Cruz.

“É um trabalhador rural que chegou a idade de 60 anos que garante sua aposentadoria, por isso o Sindicato vai dar total apoio, estamos tristes ao ver esta situação, porém vamos trabalhar para resolver o problema, porque é preocupante, pois aqui falta alimento, moradia digna, e principalmente apoio, mas estamos aqui com a FETAG-PI e vamos ajudá-lo no que for possível”, concluiu a presidenta.

Raimundo Nonato da Silva, 63 anos, é irmão de seu Antônio e afirmou que os familiares têm conhecimento do caso. “A gente cresceu juntos, sempre trabalhando na roça e na sua juventude ele teve um acidente com fogo e depois percebemos que ficou um pouco com distúrbio mental e hoje está nesta situação”, contou.

“Eu e meus outros irmãos já nos colocamos a disposição, inclusive pedimos que ele viesse morar com a gente mais ele sempre recusou. Agradecemos o apoio do STTR de José de Freitas que está à disposição e contribuindo para que nosso irmão saia desta situação e dizer que nós da família vamos apoiar a campanha que vocês vão realizar”, finalizou Raimundo Nonato.

Nossa equipe tentou conversar com Antônio Isidoro da Costa, mas ele recusou. Idoso de 60 anos que vive uma total solidão. Um homem oculto que necessita do apoio da sociedade, com direito a saúde, alimentação e moradia, para ter uma vida digna como todo e qualquer cidadão brasileiro.

Fonte e imagens: Paes Landim



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES