Município será contemplado com Projeto Rondon

Município será contemplado com Projeto Rondon

Projeto Rondon | Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Situado a 172 km ao Norte de Teresina, capital do Piauí, o município de Nossa Senhora dos Remédios, será uma das 15 cidades do Estado que será comtemplada com o Projeto Rondon.

Nesta manhã de segunda-feira (24) foi realizado um encontro no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM) com Ministério da Defesa, Gerência do Projeto Rondon, gestores dos 15 municípios contemplados, dentre eles, o Prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lázaro e professores que irão executar as atividades.

Os docentes ficarão no Piauí até o próximo dia 29, onde conversarão com os prefeitos, secretários municipais e lideranças locais, objetivando fazer ajustes necessários e propostas, buscando atender as reais necessidades do município nas oficinas que serão realizadas durante a Operação Parnaíba que acontecerá em janeiro de 2019.

Segundo o Coordenador do projeto, Coronel Hidenobu Yatabe, este é um trabalho de capacitação que conta com a participação de 31 instituições de ensino superiores, sendo uma de comunicação social.

“O projeto trabalha com ações de capacitação, atividades desenvolvidas em parcerias e melhores práticas levando conhecimento aos gestores da administração municipal, para que estas ações tenham sustentabilidades”, frisou.

Cada município contará com 20 rondonistas, sendo 4 professores e 16 alunos que executarão as atividades, em um período de duas semanas.

O Projeto Rondon

Em julho de 1967, foi realizada a Operação Piloto, ou Operação Zero, que contou com a participação de 30 alunos e 02 professores universitários da Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante 28 dias, os Rondonistas realizaram trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência médica no Território de Rondônia.

No entanto, o Projeto Rondon teve suas atividades encerradas no ano de 1989, retornando somente em janeiro de 2005, na cidade de Tabatinga, no Amazonas.

O Projeto Rondon é uma ação governamental que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, visa a somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

Dessa forma, prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

FONTE e imagens: Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon - 

Ministério da Defesa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES