Aleksandra Tapety tem larga vantagem sobre B.Sá diz IPOP

Aleksandra Tapety tem larga vantagem sobre B.Sá diz IPOP

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aleksandra Tapety (PMDB), representante do tradicional cl? dos Tapety em Oeiras, larga na frente na corrida pela prefeitura da "Primeira Capital". ? o que revela a primeira pesquisa realizada no munic?pio nesta campanha, pelo Instituto Pieuiense de Opini?o P?blica (IPOP) para o

Sistema Meio Norte. Aleksandra registra uma vantagem de 14 pontos para o deputado B. S? (PSB): ela tem 52,7% da inten??o estimulada, contra 38%. A sondagem foi realizada nos dias 4 a 6 de julho, ouvidas 300 pessoas com 16 anos ou mais, distribu?das proporcionalmente nas zonas urbana e rural. A margem de erro ? de 5,7% para mais ou para menos. A pesquisa est? registrada no F?rum Eleitoral de Oeiras atrav?s do processo 828/2008.

Os n?meros do IPOP revelam a velha rivalidade oeirense entre "Boca Preta" (grupo que tem em B. S? o principal nome) e "Tupamaros" (ligados aos Tapety), que divide a pol?tica da cidade h? d?cadas. A polariza??o se estabelece, neste momento com a lideran?a de Aleksandra, mulher do ex-prefeito Tapety Neto (1997-2001) e nora do ex-deputado Juarez Tapety. Escalada para dar sequ?ncia ao dom?nio Tupamaro, a fotografia do momento a coloca l?der tanto na pesquisa espont?nea quanto na estimulada.

A polariza??o entre os dois grupos fica clara na pesquisa espont?nea, quando 60% dos entrevistados j? apontam uma prefer?ncia. Aleksandra tem 42% das inten?es de votos dos entrevistados, contra 28,7% dados a B. S?, que entra na disputa com o suporte de v?rias for?as de oposi??o ? atual administra??o de Tiel Reis, ligado aos Tapety.

O n?mero de indecisos ? de 23%, outros 2,3% dizem que n?o votar?o em

ningu?m e 4% apontam outras op?es, como o pr?prio Tiel e a denomina??o "Boca Preta".

O fato de haver uma candidata mulher n?o faz que o eleitorado feminino se decante por uma op??o: est? entre as mulheres o maior ?ndice de indecisos (29%, contra 16,5% entre os homens). Na an?lise por faixa et?ria, os maiores de 60 anos s?o mais indecisos (26,7%) que os jovens entre 16 e 18 anos, os mais decididos: somente 13,3% n?o t?m uma op??o efetiva neste momento da campanha. No que diz respeito ? distribui??o geogr?fica, ainda n?o t?m uma op??o espont?nea 21% da zona urbana e 23% da zona rural.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES