Barraginhas melhora vida do Homem do campo

Barraginhas melhora vida do Homem do campo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As fortes chuvas que ca?ram n aregi?o de Oeiras trouxe pelo menos uma conseq??ncia positiva, como ? o caso do Sistema de Barraginhas e das Cisternas que est?o cheias, beneficiando pequenos agricultores. Exemplo disso ? a Comunidade Boa Vista, no munic?pio de Oeiras, onde o Sistema de Barraginhas est? melhorando a produ??o de pequenos agricultores da regi?o.

De acordo com o senhor Manuel Vieira, 61, que tem em sua propriedade 3 barraginhas, com as chuvas o sistema vem funcionando muito bem. ?Tem um peda?o da minha terra onde eu plantava milho e ele nunca pegava, e com a constru??o da barraginha no local, o milho agora apresenta as primeiras espigas?, relata com felicidade o agricultor.

O Sistema de Barraginhas consiste em pequenas obras h?dricas para fam?lias do campo, destinado ? capta??o de ?guas superficiais das chuvas, bem como ? recupera??o de ?reas degradadas para o cultivo de hortas e pomares e ainda para a cria??o de pequenos animais.

Segundo a diretora do Programa Permanente de Conviv?ncia com o Semi-?rido (Casa do Semi-?rido), L?cia Ara?jo, as benfeitorias do sistema como frear a degrada??o do solo, evitar a desertifica??o, revitalizar mananciais, nascentes, c?rregos, propiciar a conviv?ncia com o Semi-?rido ajudam os agricultores em sua produ??o. ?As barraginhas devem ajudar os agricultores a produzir melhor e em maior quantidade?, explica.

O Projeto Barraginhas ? desenvolvido pela Casa do Semi-?rido/Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater e Sociedade Civil, atrav?s da Articula??o do Semi-?rido (ASA), e Cooperativa dos T?cnicos Agr?cola (Cootapi) que executa a constru??o do sistema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES