Canto Fazenda Frade recebe evento pelo Dia da Consciência Negra

Canto Fazenda Frade recebe evento pelo Dia da Consciência Negra

Comunidade quilombola é historicamente habitada por população afrodescendente | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Oeiras, através da equipe volante do CRAS I, realizou no último sábado (26) o projeto Consciência Negra na comunidade Canto Fazenda Frade. Essa ação teve à frente a psicóloga Hérica Melo e a assistente social Paula Martins.

O projeto teve como objetivo o resgate da cultura quilombola e a valorização da mulher negra da comunidade. As atividades ligadas ao projeto foram desenvolvidas durante todo o ano, uma vez que a comunidade é historicamente habitada por afrodescendentes da região. Entre as ações desenvolvidas foram efetivadas aulas de percussão com a formação do Batuque de Lata, organizado pelo professor Neto Chaves, além de outras atividades elaboradas de acordo com as necessidades da comunidade.

Para o encerramento, foram realizadas apresentações do Grupo de Batuque nas escolas da Briona e, no Canto Fazenda Frade, o ponto principal foi o desfile para a escolha da Garota Pérola Negra, onde sete meninas concorreram ao título. Todas elas foram maquiadas e produzidas para valorizar a beleza da mulher negra, o que causou grande emoção entre as participantes e a comunidade.

Na ocasião ocorreu também a escolha do Garoto Beleza Negra, além de exposição gastronômica com comidas de origem quilombola, recital, dança e muita música. Participaram do evento a coordenadora Jacqueline Sousa e a representante do Conselho Tutelar de Oeiras, Gardenia Moura. As garotas foram produzidas pelo maquiador Jordan e a cabeleireira Auri.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES