Cartório eleitoral de Oeiras explica sobre o que é permitido no dia da eleição.

Cartório eleitoral de Oeiras explica sobre o que é permitido no dia da eleição.

Josevan Jorge chefe do cartório de Oeiras | Emanuel Vital
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O chefe do cartório eleitoral de Oeiras, Josevan Jorge, explicou sobre o que é permitido no dia da eleição de acordo com a legislação eleitoral vigente no Brasil. Para Josevan existem coisas que podem sim ser permissíveis e os eleitores não tem o devido conhecimento e, ao mesmo tempo desconhece o que não pode ser feito e terminam sendo penalizados.

De acordo com Josevan a lei eleitoral permite algumas coisas e proíbe outras, por exemplo, o uso de adesivos e broches desde que não estejam em excesso é permitido, inclusive dentro das seções eleitorais. Não é permito o uso de bonés, camisetas de candidatos, distribuição de santinhos e formação de aglomerações.

Sobre o acompanhamento de idosos á seções eleitorais, o representante do cartório eleitoral foi enfático. ?Idosos só podem ser acompanhados se tiver alguma impossibilidade que dificuldade o mesmo votar. Só por que a pessoa é idosa não a garante a presença de um acompanhante. O idoso só pode ser acompanhado de um maior de idade. É vedada a presença de menor, pois, este não preserva o sigilo do voto?; justificou.

?O voto é facultativo para jovens e idosos de acordo com a lei eleitoral. Os jovens menores de 18 anos tem voto facultativo, assim como os idosos a partir dos 70 anos. Portanto, pessoas com essas faixas de idade não são obrigadas a votar? ; ressaltou Josevan.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES