Ceramista oeirense vende peças até para os Estados Unidos

Ceramista oeirense vende peças até para os Estados Unidos

Ceramista oeirense vende peças até para os Estados Unidos | Emanuel Vital
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A arte da cerâmica traduz a alma do oeirense, que encanta pela delicadeza dos seus moldes e pela perseverança, principalmente, do artesão, Paulo Afonso de Sousa, que se diz um amante da arte artesanal em argila.

O artesão Paulo Afonso de Sousa de 41 nos é conhecido dos oeirenses como Paulinho do oitero. Paulinho que também apresenta um programa de rádio aos domingos mostrou ao folhadeoeiras.com o seu atelier de artesanato com argila localizado as margens da PI 143 que liga a cidade de Oeiras ao município de Simplício Mendes.

O ceramista disse que não dá conta de tantas encomendas. Seus principais compradores são pessoas de cidades piauienses como: São Raimundo Nonato, Picos, Floriano, Simplício Mendes e Nova Santa Rita. Ele afirma também que vendeu para outros estados como Maranhão e Pará e até para outros países como os Estados Unidos.

Paulinho disse que chega a confeccionar mais de 20 peças por dia. O material utilizado na confecção das peças é a argila vermelha (toá). Os objetos mais confeccionados são: tigela, quartinhas, panelas, copos, garrafas, jarros e peças de decoração.

O artesão afirma que sente prazer no trabalho que realiza. ?Eu fico doente quando não posso trabalhar aqui com o barro (argila). Sou um homem feliz e agradecido ao meu pai, Adão Inácio de Sousa, de 73 anos que foi o meu grande incentivador. Trabalho com argila a mais de 25 anos e não penso em parar?, concluiu.

Fonte: Folhadeoeiras.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES