Criado o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Canindé

Criado o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Canindé

Criado comitê da Bacia do Rio Canindé | Ampicos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante os dias 20 e 21 de março, aconteceu, na cidade Picos, o Seminário de Criação e Instalação do Primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé e Piauí. O evento, promovido pelo governo do Estado do Piauí, em parceria com a Associação Piauiense de Municípios ? APPM, reuniu prefeitos, representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), do Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos, DNOCS, IBAMA, entre outros.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, o objetivo do governo é começar uma descentralização da gestão dos recursos hídricos e democratizar as decisões e o acesso à água no semiarido piauiense. ?Criado o comitê e eleita a primeira gestão, o governo não vai mais poder fazer obras e ações sem consultá-lo. Então, nós estamos democratizando as decisões. Os prefeitos que vão integrar o comitê de toda essa bacia participarão diretamente das decisões e soluções dos problemas?.

Durante o evento, foram escolhidos os membros do Comitê Gestor da Bacia, composto por representantes do poder público, da sociedade civil e dos usuários. Paulo Varela, diretor da Agência Nacional de Águas, afirmou que para as águas serem utilizadas por muitos agentes com interesses diferentes é necessário que todos participem do processo. ?É um comitê de natureza estadual, onde as pessoas da região poderão efetivamente participar. Agora o governo do Estado, juntamente com a população e com o apoio da Agência Nacional de Águas, vai começar a executar a real natureza de um sistema integrado, descentralizado e participativo?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES