Dicas para quem vai fazer o Enem

Dicas para quem vai fazer o Enem

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ang?stia antes do pode atrapalhar performance na hora da prova; ficar descansado ajuda na concentra??o. ?Estou muito ansiosa, muito preocupada. Essa prova ? superimportante para mim?, conta Fabiana Ara?jo Lima, 25 anos, que vai prestar o Exame Nacional do Ensino M?dio (Enem), neste domingo (31). A jovem busca uma vaga no curso de psicologia pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas em institui?es particulares de ensino superior. O Enem pode definir se ela estar? na faculdade no pr?ximo ano.

Tamanho peso para fazer o Enem atrapalha, dizem os especialistas. Por isso, o G1 conversou com professores, que ensinam a relaxar na v?spera da avalia??o.

?O Enem exige at? mais descanso que os vestibulares, pois ? preciso estar realmente muito concentrado. Esse ? o item mais decisivo para compor uma boa nota?, afirma o coordenador do curso Etapa, Edm?lson Motta.

Mas, afinal, como relaxar? N?o existe resposta universal para a pergunta: o que ? bom para um, pode n?o servir para outro. Fabiana, por exemplo, decidiu que vai namorar e ir ao cinema neste s?bado (30). ?E depois vou dormir cedo e acordar na hora que o corpo mandar. De manh?, almo?o e vou para a prova?, conta.

Segundo Motta, a regra b?sica ? a seguinte: ?Fa?a o que quiser para ficar tranq?ilo e tente n?o ter nenhum desgaste f?sico n?o usual. Ali?s, tente se preservar mais do que o usual?.

Quando descanso vira cansa?o

Se voc? ficar preocupado em relaxar, h? risco de aumentar a ansiedade. ?? muito comum os estudantes dizerem que v?o sair com os amigos para tirar o foco da prova. Da?, eles se acabam, acordam mal, h? at? os que vomitam durante o exame?, diz Motta.

Por outro lado, de acordo com o professor, existem tamb?m os que se preocupam tanto em dormir cedo e poupar energia, que acabam ficando com ins?nia. ?N?o adianta ir dormir muito antes do hor?rio e ficar como ?bife?, fritando de um lado para o outro na cama.

Resultado: o bom mesmo ? n?o fugir muito de seu ritmo biol?gico e ir dormir num hor?rio razo?vel.

Estudar ou n?o estudar?

Definitivamente n?o vale a pena se matar de estudar nesse s?bado. Mas e dar uma olhadinha em um livro ou fazer um simulado? A? depende. ? importante ter consci?ncia sobre seu ?funcionamento?. Tudo bem que ningu?m vem com manual de instru??o, s? voc? sabe se a leitura de provas anteriores tranq?iliza ou angustia.

?Ficar estudando de ?ltima hora n?o vale a pena. Conhecimento se obt?m com o tempo?, diz o coordenador do curso Anglo, Alberto Francisco do Nascimento. ?N?o h? motivo para ficar vendo teoria antes da prova. O que pode ajudar e at? diminuir a ansiedade ? ler uma revista, um jornal. O Enem ? muito amarrado aos temas mais atuais. A leitura pode refrescar a mem?ria e dar mais seguran?a?, aponta Motta.

De acordo com os professores, quem se sente bem pode se dedicar a provas anteriores do Enem ou a treino de reda??o. Ler quest?es isoladas de exames passados pode n?o ter um bom efeito, j? que mostra pouco sobre o conjunto da avalia??o.

Visite o local de provas

Para muitos, conhecer o local de provas com anteced?ncia ? motivo de al?vio. Sabendo o trajeto, voc? pode calcular quanto tempo levar? neste domingo, e diminui o risco de ficar do lado de fora do exame por um atraso.

Segundo Nascimento, outra boa medida ? organizar o material com anteced?ncia. ?Separar os documentos, l?pis, borracha, caneta, ajuda a n?o ter nervosismo ao sair de casa para fazer a prova.?

Atitude perante a avalia??o

?Se voc? ficar ansioso ou desesperado a prova vai ficar mais f?cil? Vale a pena? Fazer a prova na esportiva, sem ficar se cobrando, rende muito mais. O melhor ? n?o ter expectativa e ter autoconfian?a?, afirma Nascimento.

O docente compara o exame a tomar uma inje??o: se voc? ficar com o bra?o tenso, a aplica??o vai doer mais. Ent?o, o melhor ? o pensamento relaxar o corpo.

Fonte: G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES