Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Em Oeiras votos brancos, nulos e abstenção ultrapassou 8 mil no segundo turno

Compartilhe

As eleições na cidade de Oeiras, sede da 5ª zona eleitoral, registrou um número recorde de abstenção neste segundo turno das eleições que aconteceu no último dia 31/10. De acordo com informações da justiça eleitoral o número de não votantes no segundo turno foi muito grande, assim como no restante dos municípios do estado do Piauí.

No primeiro turno realizado em 03/10, onde o número de candidatos era maior, a justiça registrou 5.215 eleitores que não compareceram as urnas. Esse número de abstenção corresponde a um percentual de 19,78% dos votos válidos. Foram ainda computados no primeiro turno 1.899 votos nulos e 298 votos em branco.

Isso significa que dos 26.360 eleitores de Oeiras, apenas, 21.145 foram ás urnas no primeiro turno. Mas apenas, 18.948 votos foram considerados válidos. Ou seja, a justiça considerou apenas os votos de 89,61% dos eleitores.

Já no segundo turno em 31/10, onde o número de candidatos era apenas dois (Governador e Presidente), a ida do eleitor ás urnas em Oeiras foi menor ainda do que no primeiro turno. Não compareceram para votar 5.974 eleitores. Esse percentual superou em 2,88% os não votantes do primeiro turno.

Isso significa que dos 26.360 eleitores aptos a votar em Oeiras, apenas 20.320 foram ás urnas. No entanto quando se inclui os votos nulos 1.784 e em branco o número de votos válidos cai para 18.343. Esse número de votos válidos do segundo turno é menor do que o registrado no primeiro turno em 605 votos.

Se comparado o número de votantes no primeiro e no segundo turno em Oeiras, observa-se uma queda acentuada. Foram 825 votos a menos no segundo turno. No tocante a votos brancos e nulos houve ligeira queda do primeiro para o segundo turno. Foram 1.899 votos nulos na primeira situação contra 1.784 na segunda situação. Já no item votos em branco, no primeiro turno houve 298 contra 259 no segundo. A soma total de votos brancos, nulos e abstenção foi de 8.017 votos.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar