Escola Municipal Lourenço Barbosa tem a maior nota do IDEB no Piauí

Escola Municipal Lourenço Barbosa tem a maior nota do IDEB no Piauí

Escola Municipal Lourenço Barbosa, em Oeiras, tem a melhor nota do IDEB no Piauí. | Reginaldo Rodrigues
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017 divulgados pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira, 03, mostram que a Escola Municipal Lourenço Barbosa Castelo Branco, em Oeiras, conquistou o melhor desempenho do Piauí na avaliação de aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental. Com a nota 8.3, o Lourenço Barbosa obteve a melhor pontuação entre as escolas públicas do Estado. Em segundo lugar ficou a Escola Municipal Casa Meio Norte, localizada em Teresina.

O IDEB é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Produzido a cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, o indicador calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir questões aplicadas aos alunos em provas de língua portuguesa e matemática e da taxa de aprovação.

A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021. “Oeiras já atingiu o que a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) prevê para 2021”, destaca Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, frisando que as escolas municipais de Oeiras têm notas acima da média estadual e nacional.

Os resultados do IDEB 2017 para escola, município, unidade da federação, região e país são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2017. Somente têm suas notas divulgadas as escolas com pelo menos 10 alunos matriculados nas etapas avaliadas — 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio — e em que o número de alunos participantes do Saeb 2017 tenha alcançado 80% dos alunos matriculados.

“Estar na labuta do ensino e aprendizagem não é um trabalho solitário. Acima de tudo é um trabalho de equipe, de uma coletividade. A educação é determinante para o desenvolvimento do município”, acrescenta Tiana Tapety. Ela lembra que a implantação do projeto Borboleta foi decisiva para a evolução do desempenho dos alunos no IDEB e de fundamental importância para o desenvolvimento da educação na rede municipal. Segundo a secretária, o projeto pedagógico trabalha a alfabetização de maneira crítica, fazendo o aluno crescer em todas áreas do conhecimento.

O prefeito José Raimundo ressalta que os bons resultados se devem à dedicação de alunos, professores e servidores da educação do município e mostram que a escola púbica de Oeiras é referência. “Hoje o que estamos colhendo é fruto de um compromisso, de um trabalho implementado em toda a rede do educação do município”, celebra o gestor.

Melhor educação pública entre as cidades piauienses com mais de 20 mil habitantes

Oeiras é destaque na lista das cidades com o melhor desempenho no IDEB. Com a nota 7,1, a cidade superou a capital do Estado, Teresina, e outros grandes municípios do Piauí, como Parnaíba, Picos e Floriano. Veja o ranking:

Oeiras – 7.1

Teresina – 6.8

Parnaíba – 4.6

Picos – 4.4

Piripiri – 4.6

Floriano – 5.5

Barras – 4.9

Campo Maior – 5.2

União – 4.7

Altos – 5.3



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES