Escritor indígena Daniel Munduruku visita escolas municipais em Oeiras

Daniel Munduruku é um dos maiores expoentes da literatura infanto-juvenil brasileira e terá sua obra estudada durante todo o ano letivo nas escolas municipais de Oeiras.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alunos e professores da rede municipal de ensino tiveram nos dias 19 e 20 de abril um encontro literário com o escritor e ativista indígena, Daniel Munduruku. Com mais de 60 livros publicados, ele é hoje um dos maiores expoentes da literatura infanto-juvenil brasileira e terá sua obra estudada durante todo o ano letivo nas escolas municipais de Oeiras.

Além disso, Munduruku será um dos grandes homenageados da 10ª FLOR – Feira Literária de Oeiras, ao lado da escritora Kiusam de Oliveira, que deve visitar o município no início de maio. Prevista para acontecer em novembro, a FLOR é o ponto alto do ‘Aprendendo Com’, projeto aplicado durante todo o ano nas escolas municipais, com o propósito de estimular o hábito e o prazer pela leitura nos alunos da rede.

O papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira é o tema central de suas publicações e debates. Usando saudações e expressões próprias da comunidade onde nasceu e viveu, o escritor prendeu a atenção e estabeleceu uma conexão com professores e estudantes das escolas municipais por onde passou, nesses dois dias de visitas a Oeiras.

“Os povos indígenas, que são tantos e tão diversos, precisam ter suas vozes ouvidas cada vez mais para que a gente constitua um verdadeiro encontro entre o Brasil brasileiro e o Brasil dos povos indígenas, se tornando um único país, uma única não forte e desenvolvida. Estamos aqui para isso, queremos isso, desejamos isso, ainda que lutemos pelos nossos direitos, direitos que para nós são fundamentais e importantes para a gente se manter vivos. Um abraço a todos, parabéns por tudo que a Secretaria Municipal de Educação faz para que Oeiras seja uma cidade consciente e feliz”, comenta o escritor, dono de vários prêmios, entre eles, dois prêmios Jabuti, uma láurea da Unesco, duas ordens do mérito cultural e um prêmio da Academia Brasileira de Letras.

Bate-papo literário

Além das visitas às escolas, o escritor também participou de uma sequência de bate-papos literários com os professores da rede municipal de ensino, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

No momento, que aconteceram no Cine Teatro Oeiras e no auditório da Semusa, o autor falou sobre sua obra literária e refletiu sobre a importância da cultura de pertencimento dos povos indígenas para construção de um Brasil com mais direitos e oportunidade para todos.

FLOR celebra obra de grandes autores da literatura infanto-juvenil 

A Feira Literária de Oeiras - FLOR é uma grande celebração da literatura infanto-juvenil e já homenageou nomes importantes, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Maurício de Sousa (2015), Ruth Rocha (2016), Cineas Santos (2017), Roseana Murray (2018), Ilan Brenman (2019), Leo Cunha (2020) e Lúcia Hiratsuka (2022).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES