Escritora Kiusam de Oliveira visita escolas municipais de Oeiras

Ao longo da visita, a autora homenageada da 10ª Feira Literária de Oeiras – FLOR visitou as escolas municipais e interagiu com estudantes e professores.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Oeiras recebeu entre os dias 02 e 04 de maio a visita da escritora Kiusam de Oliveira, que terá sua obra estudada nas escolas municipais e será uma das homenageadas na 10ª FLOR. Este ano, a Feira Literária de Oeiras terá dois autores homenageados. No final de abril, o escritor e ativista indígena Daniel Munduruku também esteve em nossa cidade.

Kiusam de Oliveira é conhecida, nacional e internacionalmente, pela força e representatividade de suas obras, com histórias que trazem uma abordagem extraordinária de questões étnico-raciais e diversidade de gênero.

Pedagoga, doutora em educação, mestre em psicologia e terapeuta integrativa, Kiusam é escritora do que chama de "Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil" e venceu diversas premiações, entre elas o Prêmio ProAC Cultura Negra 2012 pela obra ‘O mundo no black power de Tayó’, considerado pela ONU um dos dez livros mais importantes do mundo na categoria Direitos Humanos.

A escritora transita com propriedade entre as realidades pedagógica e literária para criar, de modo didático e lúdico, obras que promovem a autoestima e o papel central de crianças negras no cotidiano. Ao longo da visita, a autora homenageada da 10ª Feira Literária de Oeiras – FLOR visitou as escolas municipais e interagiu com estudantes e professores sobre temas como a sensibilização do público infanto-juvenil para a equidade racial e para o protagonismo das pessoas pretas.

“A minha sensação é de felicidade. Vi aqui tudo aquilo que eu gosto, que eu amo. Cada espaço preparado com muita arte, cultura, beleza, figurinos, cabelos, penteados, enfeites, as crianças belíssimas, de uma educação que não vejo há muito tempo. Sou grata pelo respeito, o amor, o carinho, a dignidade e a nobreza que eu fui tratada aqui nesse território. Deixo o meu grande abraço, meu grande beijo, como homenageada dessa Feira Literária incrível que acontece em Oeiras. Voltarei em novembro para ver e participar da materialização dessa Feira em minha homenagem”, comemora Kiusam de Oliveira.

FLOR celebra obra de grandes autores da literatura infanto-juvenil

A Feira Literária de Oeiras - FLOR é uma grande celebração da literatura infanto-juvenil e já homenageou nomes importantes, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Maurício de Sousa (2015), Ruth Rocha (2016), Cineas Santos (2017), Roseana Murray (2018), Ilan Brenman (2019), Leo Cunha (2020) e Lúcia Hiratsuka (2022).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES