Fórum Sócio Ambinetal de Oeiras debateu sobre esgotamento sanitário

Fórum Sócio Ambinetal de Oeiras debateu sobre esgotamento sanitário

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O 5? evento mensal do I F?rum S?cio Ambiental de Oeiras aconteceu s?bado(25) na Unidade Escolar Nogueira Tapety, que sedia as conferencias desde mar?o deste ano. O palestrante deste m?s foi o Engenheiro Simon Bol?var Mendes, da AGESPISA. Dentre as muitas e importantes informa?es que o conferencista prestou ao p?blico de jovens, professores e cidad?os presentes, destaca-se o n?mero absurdo de liga?es clandestinas de esgoto sanit?rio claramente lan?ados no canal em que foi transformado o Riacho Mocha, marco da coloniza??o do Piau?.

A reforma executada pela UEP, com recursos e do Programa Monumenta, aceita e aprovada pela administra??o municipal e pelo pr?prio IPHAN, al?m de descaracterizar completamente a primeira ponte constru?da no Piau? ?monumento Nacional ? demoliu parte da imensa camada de concreto que levo o Riacho Mocha ao coma e formou um grande po?o de dejetos em pleno centro hist?rico da Primeira Capital do Piau?. A ?gua contaminada com as liga?es clandestinas ou mal executadas, agravada pelo total descaso com a limpeza do canal (antigo riacho de ?guas cristalinas), forma hoje um po?o verde e f?tido, sem a menos possibilidade de escoamento, a n?o ser durante as chuvas torrenciais nos raros dias de inverno. Lixo, fezes e todo tipo de detrito ficam presos no mato que toma todo o canal que, segundo o engenheiro Bol?var, se ao menos fosse mantido limpo, daria uma aspecto menos desastroso ? obra de concretagem do Riacho que foi realizada completamente ? revelia da popula??o oeirense.

Ao povo, como sempre ? merc? das vontades e desmandos de seus administradores, resta lamentar o estado de coma do local que deveria ser conservado como um santu?rio, mantido como parque ambiental e ?rea de lazer e caminhadas. Talvez seja identificada aqui uma sugest?o para algum pr?ximo administrador p?blico sens?vel ?s necessidades e desejos da popula??o de Oeiras. O F?rum S?cio Ambiental apresenta como reivindica??o, a cria??o do Parque Municipal do Mocha e do Pouca Vergonha, como marco do nascimento do Piau?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES