Ipop/MN: B. Sá assume liderança na reta final em Oeiras

Ipop/MN: B. Sá assume liderança na reta final em Oeiras

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A disputa que mais atraia aten??o do mundo pol?tico piauiense nesta reta final de campanha municipal, a corrida pela prefeitura de Oeiras tem um novo l?der. O deputado B. S? (PSB) reverteu o quadro registrado em pesquisas anteriores e passou a candidata do PMDB, Aleksandra Tapety. ? o que revela a mais nova pesquisa do Instituto Piauiense de Opini?o P?blica (IPOP), que no entanto mostra um quadro equilibrado, j? que a vantagem de 6 pontos est? muito pr?xima da margem de erro, que ? de 5,7%.

A sondagem foi desenvolvida nos dias 12 a 14 de setembro, quando foram

ouvidas 300 pessoas com 16 anos ou mais, nas zonas urbana e rural do munic?pio. Realizada para o Sistema Meio Norte de Comunica??o, a pesquisa foi registrada no F?rum Eleitoral de Oeiras, no ?ltimo dia 12, ?s 10h10, atrav?s do processo n?mero 1.315/2008.

A pesquisa mostra que o per?odo de campanha permitiu o crescimento da candidatura de B. S?, enquanto Aleksandra estacionou na inten??o espont?nea de votos.

Ela tinha 42% na sondagem realizada nos dias 4 a 6 de julho, passando em setembro para 42,3%. B. S? cresceu de 28,7% para 45,7%. A gran-

de maioria dos indecisos ? eram 23% e ca?ram para 10,7%? decantou-se pelo candidato socialista.

Na pesquisa estimulada, o IPOP mostra uma troca de votos entre os dois candidatos: um sobe 10 pontos e o outro cai os mesmos dez, nos dois meses entre as duas pesquisas. Aleksandra Tapety contava com

52,7% em julho e caiu agora para 42,7%, enquanto B.S? saiu dos 38% de antes para os atuais 48,7%. A vantagem ? de 6 pontos, o que n?o assegura a vit?ria, inclusive porque os indecisos somam 7%, mesmo ?ndice da sondagem anterior. Al?m disso, a margem de erro (5,7%) deixa o resultado final em aberto.

A compara??o entre as duas pesquisas mostra que B. S? conseguiu reverter a tend?ncia de inten??o de voto especialmente no segmento jovem, onde perdia por margem superior a 10 pontos e agora lidera. Na

avalia??o por ?rea geogr?fica, o socialista passou a liderar na zona urbana: antes tinha 34,5% contra 55,6% de Aleksandra; agora vence com 51,4% a 40,3%.

Na zona rural, o candidatodo PSB perde, mas reduziu a diferen?a de 6 para 1 ponto percentual.

Fonte:Fenelon Rocha



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES