O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, recebeu a visita do Presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Antônio Henrique de Carvalho Pires, neste último sábado (14), oportunidade em que fizeram visita à zona rural do município, onde está sendo ampliada a distribuição de água.

Até o final do ano, ao todo 28 comunidades serão beneficiadas com o abastecimento de água encanada na zona rural do município de Oeiras. Com essa ação o Prefeito Lukano Sá busca dar qualidade de vida e comodidade aos oeirenses, sobretudo aos moradores da zona rural, marcados pela desgastante rotina da convivência com o semiárido.

Foram visitadas as comunidades Raposinha e Riacho da Areia, onde conferiram o abastecimento de água implantado.  Segundo o Presidente da Funasa, Henrique Pires, esta ação tem como objetivo contribuir para a redução da mortalidade provocada por doenças de má veiculação hídrica e para o aumento da expectativa de vida e da produtividade da população.

Nesta ação é financiada a execução de serviços, tais como captação de água bruta em mananciais superficiais, captação subterrânea, adutora, estação elevatória de água, estação de tratamento, reservatórios, rede de distribuição e ligações domiciliares.

Na comunidade Raposinha, logo que se sobe a encosta do Rio Canindé, fica a casa de dona Maria dos Santos. Com o sorriso no rosto, logo se nota a satisfação pelo benefício. Na localidade, 14 famílias foram beneficiadas com água encanada, otimizando o tempo de homens e mulheres que antes tinha que caminhar longas distâncias para pegarem a água. “Tenho 25 anos morando aqui e este tempo todo foi na labuta de carregar água na cabeça. Agora está ótimo, antes era muito sofrimento, tinha que pegar água no rio e quando era no inverno tinha que caminhar quase dois quilômetros.  Estamos muito agradecidos, não tenho nem palavras, estamos muito felizes”, frisou Maria dos Santos.

Para o prefeito Lukano Sá, mesmo diante à crise hídrica que se vive no país, é necessário encontrar soluções que venham atender às demandas da população rural, e pela primeira vez na história da cidade de Oeiras haverá a universalização da distribuição de água, levando ainda mais qualidade de vida à população.

Estiveram presentes durante a visita o Coordenador Estadual de Fomento à Irrigação, Dr. B.Sá; os secretários municipais de Agricultura, Jonas Alves, e Administração e Finanças, José Raimundo; e os vereadores Espedito Martins e Martinho Meneses.

Mais comunidades rurais de Oeiras recebem água encanada - Imagem 1

Mais comunidades rurais de Oeiras recebem água encanada - Imagem 2

Mais comunidades rurais de Oeiras recebem água encanada - Imagem 3

Mais comunidades rurais de Oeiras recebem água encanada - Imagem 4

Mais comunidades rurais de Oeiras recebem água encanada - Imagem 5

Mais comunidades rurais de Oeiras recebem água encanada - Imagem 6

Mais comunidades rurais de Oeiras recebem água encanada - Imagem 7

Mais comunidades rurais de Oeiras recebem água encanada - Imagem 8

Mais comunidades rurais de Oeiras recebem água encanada - Imagem 9

Mais comunidades rurais de Oeiras recebem água encanada - Imagem 10

Mais comunidades rurais de Oeiras recebem água encanada - Imagem 11

Mais comunidades rurais de Oeiras recebem água encanada - Imagem 12

Mais comunidades rurais de Oeiras recebem água encanada - Imagem 13