Mestranda da UFPI realiza projeto de resgate cultural em Oeiras

Mestranda da UFPI realiza projeto de resgate cultural em Oeiras

Mestranda da UFPI realiza projeto de resgate cultural em Oeiras | Emanuel Vital
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mestranda pela Universidade Federal do Paiuí- UFPI, professora Márcia Evelin de Carvalho, começou a desenvolver na cidade de Oeiras um projeto de resgate cultura afro brasileiro no bairro rosário. O bairro sempre se destaca por ser uma comunidade de fortes tradições culturais e de preservação da cultura negra.

O projeto, ?Tradições Culturais: os laços de uma matriz cultural africanas em crianças brincantes?, é desenvolvido com o grupo de conguinhos de Oeiras. O projeto foi idealizado a partir do vídeo sobre os Congos de Oeiras produzido pela professora, Áurea Pinheiro.

A pesquisadora da UFPI explica que o grupo de conguinhos chamou a atenção para a realização do resgate cultural, pois se trata de uma tradição que passa de pai para filho. ?Grande parte das crianças do grupo são filhos, sobrinhos, ou primos de algum membro do tradicional grupo folclórico Congos de Oeiras?, ressaltou.

Segundo a mestranda foi trabalhado com as crianças uma oficina de literatura infantil de origem africana, e, ainda foi buscado também junto aos moradores mais antigos do bairro, as histórias e contos dos moradores como um resgate da tradição oral.

?Com esse trabalho vamos lutar por uma biblioteca infantil de literatura afro, poesia e ainda lutar para fazer um museu dos congos de Oeiras para que as pessoas quando visitarem o bairro Rosário terem outro atrativo que não seja só a igreja e a casa da pólvora, mais lago que relembre a memória do povo dessa comunidade?, ressaltou.

Fonte: Folhadeoeiras.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES