Ministro da Integração Nacional vista Oeiras e firma compromisso com macrodrenagem

Ministro da Integração Nacional vista Oeiras e firma compromisso com macrodrenagem

Ministro da Integração nacional vista Oeiras e firma compromisso com macrodrenagem | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a vista do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, à cidade de Oeiras último sábado (04), o mesmo reafirmou seu compromisso na parceria da macrodrenagem do município. Com essa ação, que também envolve o Governo do Estado do Piauí, além de preservar os imóveis históricos da cidade que foi a primeira capital do Piauí, buscará evitar alagamentos, aumentando assim a capacidade de reserva de água no município.

Macrodrenagem é a retirada do excesso de água do solo, acumulada em áreas relativamente grandes, a nível distrital ou de micro bacia hidrográfica. A falta dessa prática pode ocasionar enchentes e a permanência de áreas alagadas, propícias à proliferação de mosquitos e impedindo o aproveitamento dos terrenos para a agricultura ou a construção de residências.

A macrodrenagem de Oeiras é uma obra de parceria entre o Ministério da Integração Nacional, Secretaria Estadual de Infraestrutura e Prefeitura de Oeiras, onde serão construídas duas adutoras: uma que vai interligar o açude Soizão ao Riacho Mocha e outra que receberá água da galeria pluviométrica, que capta água da Vila Santa Teresa e Chapada do Fio, para a ampliação do açude Serra Pelada, também conhecido como Açude do Canela.

No mês passado foi acertado em reunião em Brasília que logo será liberado o primeiro repasse para a retomada das obras. Durante seu pronunciamento na cidade de Oeiras, o ministro Gilberto Occhi enfatizou o seu empenho pela efetivação do benefício. “Faço o compromisso de realizar esta obra o mais rápido possível, e que em 2016 ela possa ser inaugurada”, disse.

A obra representa um enorme avanço para a cidade, e vai ser capaz de beneficiar milhares de famílias do município, aplicando uma vocação da região para pratica da agricultura familiar. Além disso, oportuniza o crescimento da construção civil, que não mais será afetada pelo deslocamento desordenado da água da chuva. Com estes recursos deverão ser implantadas medidas como galerias, canais e pavimentação de ruas para diminuir os efeitos danosos de possíveis inundações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES