Monumentos pela independência

Monumentos pela independência

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Oeiras poder? ganhar a r?plica de um pelourinho e um obelisco para marcar a data de 24 de janeiro de 1824, dia da ades?o do Estado ? Independ?ncia do Brasil. A iniciativa est? sendo discutida pelo Instituto Hit?rico de Oeiras e depois ser? levada ? aprecia??o do governador Wellington Dias.

A id?ia de construir um marco para o dia da independ?ncia ? do escritor e membro da Academia Piauiense de Letras, Dagoberto de Carvalho J?nior, justificando que outras cidades piauienses que tamb?m lutaram pela causa da independ?ncia, como Parna?ba e Campo Maior, possuem o seu monumento.

Reinaldo Filho, ex- presidente do Instituto Hist?rico de Oeiras, defende a constru??o da r?plica do pelourinho em frente ao pr?dio hist?rico que abriga a Prefeitura Municipal de Oeiras, na Pra?a da Vit?ria, no centro de Oeiras. Segundo ele, a Prefeitura ocupa hoje o pr?dio onde funcionou a Casa da C?mara e do Senado do Piau?, local onde tradicionalmente ficava o pelourinho.

J? o obelisco, que dever? ter uma altura aproximada de 25 metros, desde que n?o ultrapasse a torre da catedral de Nossa Senhora da Vit?ria, tanto poder? ser constru?do na pr?pria Pra?a da Vit?ria como na Pra?a 24 de Janeiro, em frente ao sobrado Major Selem?rico, onde funcionou o primeiro pal?cio de despachos da prov?ncia do Piau?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES