Oeiras atinge nota 7.1 e supera Teresina no IDEB

Oeiras atinge nota 7.1 e supera Teresina no IDEB

Estudantes da rede municipal de Oeiras comemoram nota 7.1 no IDEB | Melício Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desempenho das escolas da rede municipal de Oeiras melhorou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal avaliação da qualidade da educação no país. A nota do município subiu de 5.4, em 2015, para 7.1, em 2017 – superando, inclusive, a capital do Estado, Teresina. Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira, 30. As provas foram realizadas no ano passado em todo o país.

Segundo a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, o resultado do IDEB mostra que o município ultrapassou as médias nacionais nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º a 9º ano) do Ensino Fundamental. “Oeiras é a capital da Educação do Piauí. Essa conquista é dos oeirenses que acreditam que trabalhando a gente faz educação municipal com qualidade. Gratidão a todos que nos ajudaram a chegar até aqui”, celebra a secretária, destacando que os números mostram o resultado do trabalho que vem sendo feito tanto na qualificação e valorização do professor, quanto no estímulo aos alunos dentro e fora de sala de aula. 

O IDEB é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, composto pelo desempenho dos alunos em avaliações de português e matemática e pelas taxas de aprovação. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o estudante aprenda, não repita o ano e frequente as aulas. O indicador é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o IDEB.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES