Oeiras ganha usina de beneficiamento de leite

Oeiras ganha usina de beneficiamento de leite

Inaugurada usina de beneficiamento de leite | André Leão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias inaugurou na manhã deste sábado (24) uma usina de beneficiamento de leite na cidade de Oeiras, a 330 quilômetros de Teresina, na região do Vale do Canindé. A usina tem capacidade para beneficiar diariamente 6 mil litros, mas a meta é chegar logo aos 10 mil litros.

Na implantação da usina foram investidos cerca de R$ 450 mil, recursos do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e do Governo Federal, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaiba (Codevasf). A administração ficará sob a responsabilidade da Associação de Pequenos Produtores de Oeiras.

Para o presidente da associação, os criadores não podem repetir os erros do passado. Ele garantiu ao governador que não faltará empenho no sentido de colocar a usina a favor do desenvolvimento da bacia leiteira da região.

Já o secretário de Desenvolvimento Rural, Rubens Martins, disse que a usina ocupa hoje una área de 400 metros quadrados e vai permitir a geração de emprego e renda em Oeiras. Rubens Martins, no entanto, alertou que a gestão será fundamental para o sucesso do empreendimento.

O prefeito de Oeiras, B.Sá, lembrou que a usina é resultado do esforço de muitas pessoas e destacou a atuação do governador Wellington Dias que, segundo ele, ?nunca poupou esforços no rumo do desenvolvimento do Piauí?. O prefeito garante que, por conta da entrada em funcionamento da usina de beneficiamento de leite, muitas vacarias já estão sendo preparadas na região. ?Vamos promover a melhoria da qualidade de vida do homem do campo?.

O governador Wellington Dias, encerrando a solenidade, disse que a bacia leiteira de Oeiras é um velho sonho dos criadores que está se tornando realidade. Ele garantiu que o Piauí vai chegar ao final da primeira década do século XXI pronto para o desenvolvimento, graças a infraestrutura que vem sendo montada desde o ano de 2003, quando assumiu o governo.

Explicou que a infraestrutura envolve obras em diversos setores como os de educação, energia e transporte como os mais importantes. ?A educação é o grande alicerce do desenvolvimento, por isso, com o apoio do presidente Lula, estamos investindo fortemente na criação de bases educacionais em todo o estado?.

O objetivo dessas bases, segundo o governador é aumentar a escolaridade da população e permitir que as pessoas estudem da alfabetização ao ensino superior em sua própria cidade, sem a necessidade de deslocamentos caros que nem todos podem bancar. ?O importante nesse projeto é que a pessoa, se formando em própria cidade, vai poder disseminar seus conhecimentos no próprio município, gerando uma série de benefícios para a população?.

O governador pediu aos empresários que não esperem a vinda de pessoas de fora para que os negócios possam acontecer.?Hoje temos facilidades de crédito e não podemos deixar que as águas do rio Canindé continuem passando para o mar sem qualquer aproveitamento?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES