Oeiras participa de pesquisa nacional do MEC sobre alfabetização no Brasil

Oeiras está sendo representada pelo pedagogo e professor Evando Meneses dos Santos, que atua na escola municipal do povoado Morro Redondo, na zona rural.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Oeiras está participando de uma pesquisa, que dará suporte ao Ministério da Educação (MEC) no desenvolvimento da política nacional de combate ao analfabetismo escolar. A pesquisa realiza um levantamento com 341 professores alfabetizadores de todo o Brasil e está sendo aplicada no Recife (PE) e em outras capitais-sede das demais regiões do território nacional, desde sábado, 15, com encerramento previsto para o próximo domingo, 23 de abril.

Dos 224 municípios piauienses, apenas 10 foram convidados a participar da pesquisa Alfabetiza Brasil. Cidade Vogal, Oeiras está sendo representada pelo pedagogo e professor Evando Meneses dos Santos, que atua na escola municipal do povoado Morro Redondo, na zona rural.

Ele, juntamente com o grupo de professores escolhidos pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), fornecerá subsídios para definir um padrão a ser utilizado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no sentido de conhecer o percentual de estudantes alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo é coletar informações de quem está na ponta do sistema educacional, no que diz respeito ao conjunto de competências que caracterizam o aluno alfabetizado, como a escrita, leitura de palavras e frases e a produção de textos. Alinhar conceitos e referenciais teóricos que contemplem a extensão continental e a diversidade cultural brasileira são alguns dos desafios.

Próximos passos — Os resultados serão debatidos já durante as ocasiões de aplicação da pesquisa, com os professores participantes. Posteriormente, as informações serão analisadas, junto a outras evidências (como parâmetros psicométricos, matriz e escala da avaliação), em um painel de especialistas — a previsão é que ocorra em maio. O Inep indicará, então, a linha de corte nacional para a alfabetização na idade certa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES