Oeiras recebe exposição internacional ‘Aprendendo com Anne Frank’

A ação é uma iniciativa da Casa de Anne Frank de Amsterdam, na Holanda, em parceria com a Prefeitura de Oeiras.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma exposição que traz para o visitante um exercício de reflexão sobre o Holocausto e alerta para a corresponsabilidade de cada pessoa na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e pacífica, conscientizando sobre a importância dos Direitos Humanos e incentivando o hábito da leitura e da escrita, através do livro O Diário de Anne Frank.

O Solar das Doze Janelas recebeu nos dias 01, 02 e 03 de junho a exposição internacional: "Aprendendo com Anne Frank - histórias que ensinam valores". A ação é uma iniciativa da Casa de Anne Frank de Amsterdam, na Holanda, do Instituto Plataforma Brasil de São Paulo e do Projeto Anne Frank Presente de Teresina, viabilizada com a parceria da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A exposição atraiu centenas de visitantes, a maioria, estudantes e professores de escolas públicas e privadas de Oeiras, e retratou, através de painéis, réplicas e documentos históricos, livros e catálogos a história da adolescente alemã de origem judaica Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial.

“A exposição tem como objetivo incentivar o hábito da leitura, através do Diário de Anne Frank, e conscientizar sobre os males da intolerância, seja por causa da cor, da orientação sexual, da religião. Então, o papel da exposição é esse: mostrar para os alunos, através de um dos maiores ícones dos Direitos Humanos, que é Anne Frank, essa pedagogia de incentivar a leitura e conscientizar sobre os males da intolerância”, argumenta Randal Vieira, idealizador do projeto.

O acervo também é composto por réplicas do diário e do anexo secreto, onde Anne Frank viveu durante dois anos, além de roupas, livros e catálogos que contam a história da adolescente e de sua família.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES