Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Previsão do tempo alerta para temporais em Oeiras

Previsão do tempo alerta para temporais em Oeiras
Vento derrubou árvores na zona rural | Emanuel Vital
Compartilhe

O município de Oeiras apresentou durante todo o mês de novembro a ocorrência de chuvas. Apesar de serem chuvas rápidas, algumas, apresentaram um razoável índice pluvi-ométrico.Segundo a mete-orologia, as chuvas que aconteceram por todo o mês de dezembro na cidade, foram chuvas espaças. As chuvas que acontecerão no mês de fevereiro deverão ser mais fortes que as ocorridas em novembro e dezembro, se acentuando princip-almente para o fim de fevereiro e inicio do mês de março.

O Centro de Pre-visão de Tempo e Estudos Climáticos -CPTEC- confirma mais chuvas para o mês de janeiro, fevereiro e março, porém, estas não apresentarão grandioso índice pluviométrico. Segundo o CPTEC, as chuvas que virão perderam ser acompanhadas de temporais. Os temporais poderão acontecer em virtude das elevadas temperaturas nesta região, neste período. A meteorologia confirma temperaturas oscilando quase sempre, na casa dos 27ºC a mínima, e a temperatura máxima chegando a 38ºC.

De acordo com a previsão, estes temporais são normais em regiões onde apresentam chuvas consonantes com períodos de elevadas temperaturas. As chuvas são fáceis de serem levadas pelas correntes de ventos ascendentes, que transformam as gotículas de água em granizo. Estes, associados aos ventos fortes, em razão da baixa pressão atmosférica provocada pelas altas temperaturas, trans-formam as chuvas em verdadeiros tempo-rais, como os que aconteceram na locali-dade Feitorias, zona rural de Colônia do Piauí. Os ventos na localidade destruíram casas, derrubou arvores e deixou a população apavorada.

Segundo seu Valdemar Borges, da localidade, Feitoria, os ventos fizeram um verdadeiro estrago. ?Nunca tinha visto algo parecido. O vento der-rubou parte da minha casa, arrancou a antena parabólica e ainda caiu uma parte de um muro de uma residência em cima de uma motocicleta. O vento foi tão forte que além de derrubar árvores e destelhar as residências, em uma destas casas, o vento entrou e arrancou até a porta da geladeira?.

Para o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, as chuvas que estão acontecendo neste período nesta região são normais. Há anos em que as chuvas nesta região chegam mais cedo e outros anos mais tarde. Já as chuvas que aconteceram em novem-bro foi em razão da ocorrência do fenômeno El - nino que provoca alterações climáticas momentâneas em quase todo o Brasil. Algumas áreas muitas chuvas, e em outras, aumento da estiagem.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar