Professor escreve artigo sobre a missão de ser educador

Professor escreve artigo sobre a missão de ser educador

Professor escreve artigo sobre Educadores | divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste dia 15 de outubro, queremos saudar a todos aqueles que tem a educação como um ofício de liberdade e transformação. Parabéns professores pelo seu dia. Escrevemos aqui um artigo, que pode nos ajudar a refletir sobre a missão de ser educador.

SER EDUCADOR,

Para muitos, ser educador pode ser apenas mais uma profissão. Na verdade, um dom que se aperfeiçoa dia a dia com o exercício do magistério. Mas só o simples fato do exercício do magistério, não o respalda a ser um educador. A bem da verdade professores são muitos, educadores, não. Quando o cidadão está na escola exercendo a ?função? de professor, este pode como em qualquer profissão, não corresponder com a pratica docente. Por razões diversas, e principalmente financeiras, pode acontecer de os meios não justificarem os fins educacionais. Se financeiramente a ?função? exercida não convém, o profissional que vive a mercê de um mísero salário, não raro, deixará a desejar, pois o seu ego capitalista não estará devidamente saciado. No entanto essa é a regra pela sobrevivência do sistema capitalista, e a educação como sempre coadjuvante desvincula-se do seu real papel.

O verdadeiro educador é maior do que qualquer coisa que possa de uma maneira ou outra criar obstacularizar o poder transformador que só a educação e capaz de oferecer. É em virtude de querer transformar, que muitos educadores fazem acontecer. Inclusive aquele que vive em condições desfavoráveis, mais tem o ato de educar, como um ofício. Quantos exemplos magníficos de mestres que são chefes de famílias numerosas, muitos enfrentando as dificuldades das intempéries como o sol, chuva. Outros fazem seu percurso em estrada carroçal no lombo de animal ou mesmo der carro moto e até a pé a grande maioria para chegarem a sua instituição de ensino e fazer valer um direito que é de todo cidadão.

A tarefa pode parecer difícil, mas não é impossível se você quiser ser um bom educador. O que não se pode é pensar a educação como tarefa exclusiva só para aqueles que estiveram algum tempo freqüentando a escola, aprendendo conceitos e teorias. A quele que vê a educação tão simples assim, não percebe tamanha incoerência racional ao pensar desta forma. O que dizer então dos maiores educadores que se conhece, o pai e mãe de cada cidadão. Muitos nem escola freqüentaram ou foram pouco às mesmas. Mesmo assim estes se comportam como verdadeiros doutores quando o assunto é educar. Educam cada dia de maneira diferente os filhos a pensar e agir como um bom cidadão. È ai, onde se percebe a divindade de ser educador. Não importa a época ou momento que se vive, se este é favorável ou não, o que vale é entender que existe o poder de transformar o cidadão para o bem.

O lamentável é que apesar de a educação ser um direito garantido por lei, muitos deixam não só educadores, mais principalmente educandos na escuridão mais absurda que o ser humano possa ter - o analfabetismo.

Por isso educadores não se deixem abater pelas dificuldades, pois temos conosco a ferramenta maior para a verdadeira liberdade ? A educação.

*EMANUEL VITAL DE SOUSA é professor de geografia em Oeiras



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES